Fraudes em compra de veículos online têm queda 50%, aponta pesquisa

Pesquisa divulgada mostra marcas, modelos e ano de produção de veículos que são usados para fraudes em vendas online; especialista apontaram queda de quase metade desde 2024

Compartilhar:

Pesquisa de mercado realizada pela OLX apontou uma queda de quase 48,7% na quantidade total de golpes aplicados na categoria de veículos, em 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os carros correspondem a 70,5% dos anúncios fraudulentos, seguidos de motos (24,1%) e caminhões (5,4%).

 

O estudo analisou dados do mercado digital brasileiro incluindo sites, apps e contas digitais de janeiro a dezembro de 2024, em uma base de cerca de 20 milhões de contas abertas em plataformas online.

 

Segundo o relatório, quando é considerado o número de anúncios fraudes somente em carros, incluindo vans e utilitários, a queda foi de 43,9% no ano passado em relação a 2023. 93% dos golpes aplicados nessa categoria em 2024 estão concentradas em dez marcas: Chevrolet, Fiat, Volkswagen, Toyota, Ford, Honda, Hyundai, Renault, Jeep e Nissan. Já os modelos que concentram 43% das fraudes no período são Celta, Gol, Palio, Corsa, Corolla, Uno, Onix, Hilux, Fit e Civic.

 

Além disso, a pesquisa indicou que anos de fabricação dos carros também são mais distribuídos, sendo que quase 30% dos anúncios caracterizados como fraudes em 2024 são de carros lançados entre os anos de 2008, 2010, 2012, 2013 e 2014, com destaque para 2013, 2010 e 2012. Quanto aos estados com mais ocorrências, SP lidera com 34% das fraudes em 2024, seguido de MG (7,9%), BA (7,6%), RJ (7,2%) e DF (6,3%).

 

“Os investimentos em tecnologias voltadas para a prevenção de golpes e ações que auxiliem na educação dos usuários são fundamentais para essa redução. Não devemos subestimar as ações de possíveis fraudadores e, como usuários, precisamos estar sempre atentos na hora de adquirir um veículo usado ou seminovo online”, afirma Camila Braga, gerente de Produtos da OLX.

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Executivos de segurança sob pressão: quando o CISO vira réu

Artigo aponta que com o aumento dos riscos cibernéticos e da pressão regulatória, CISOs enfrentam um novo desafio: a possibilidade...
Security Report | Overview

Golpe de malware usa marcas de moda e beleza para atrair vítimas, diz estudo

Segundo os especialistas, o golpe de vagas falsas mira setor de moda e beleza; candidatos a cargos de alto nível...
Security Report | Overview

Setor de varejo ainda é um dos alvos principais do cibercrime, afirmam especialistas

Pesquisadores afirmaram que o setor de Varejo e Atacado ainda são alvos dos crimes cibernéticos; marca de luxo europeia confirmou...
Security Report | Overview

96% dos líderes estão planejando suas próprias plataformas de IA, revela pesquisa

O relatório traz os principais desafios, o planejamento e o desenvolvimento de plataformas de IA próprias de empresas e organizações,...