O e-commerce brasileiro apresentou aumento de 2% no primeiro semestre de 2023, em comparação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados da ABComm, e o setor atingiu a marca de R$80,4 bilhões neste período. Segundo a mesma fonte, o valor gasto com compras online no Brasil cresceu 10% em 2023, em relação a 2022. O setor fechou o ano com uma cifra de R$185,7 bilhões movimentados.
No entanto, a Signifyd observou que o aumento das transações fraudulentas no Brasil foi proporcionalmente maior que das vendas no mesmo período. De acordo com análises da empresa, a pressão de fraudes no primeiro semestre de 2023 foi 12% maior que no mesmo período no ano anterior. A taxa de pressão de fraude é o termo usado pela Signifyd para medir a flutuação de pedidos que apresentam muitos sinais de risco de fraude.
Transações fraudulentas
Um dos fatores que impulsionou o aumento da pressão de fraude em 2023 foi o valor das transações fraudulentas detectadas pela pesquisa: o valor médio do pedido também conhecido como AOV, do inglês Average Order Value) nas tentativas de fraude no primeiro semestre de 2023 foi 15% maior que o valor médio dessas tentativas no primeiro semestre de 2022. Ou seja, as fraudes estão acontecendo visando valores mais altos.
Robôs automatizados
Dentre as diferentes táticas utilizadas para cometer fraudes, o uso de bots é cada vez mais comum. Os bots, ou robôs automatizados, são utilizados pelas redes de fraude para desenvolver inúmeras tentativas de transações, rápidas e consecutivamente, até obterem sucesso.
O primeiro trimestre de 2023 foi o período com mais ataques de bots no Brasil até agora. A Signifyd identificou 61% mais fraudes no primeiro trimestre de 2023 do que no segundo. Ademais, no segundo trimestre do mesmo ano, apresentou 53% mais fraudes com bots do que o terceiro, no qual, foi o período que apresentou menos fraudes desse tipo, até o momento.
“As fraudes e os ataques com bots acontecem durante todo o ano, mas sabemos que os fraudadores se aproveitam de brechas nos períodos com grande volume de vendas, como a Black Friday e as vendas de final de ano, por exemplo, já que se torna mais difícil detectar a fraude com rapidez e precisão quando há um fluxo de pedidos maior que o normal, especialmente quando a revisão desses pedidos é feita de forma manual”, explica Gabriel Vecchia, Diretor Comercial da Signifyd no Brasil.