Fórum Econômico Mundial destaca trabalhos de Sandbox da ANPD

A ação foi mencionada no Relatório de Governança de Inteligência Artificial como exemplo de inovação em ambiente controlado, viabilizando melhores práticas regulatórias em favor da tecnologia e dos cidadãos

Compartilhar:

O Projeto Piloto de Sandbox de Inteligência Artificial e Proteção de Dados, conduzido pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), foi citado no Relatório de Governança de Inteligência Artificial, publicado pelo Fórum Econômico Mundial. A organização, com sede em Genebra, na Suíça, tem o objetivo de fomentar a cooperação global a partir das perspectivas política, econômica e da interação entre os países- membros. 

 

O documento afirma que, diante da rápida evolução da inteligência artificial (IA), é estabelecer parâmetros de governança ágeis e flexíveis. A análise do Fórum sugere que, além dos mecanismos legais já estabelecidos deve-se desenvolver regulamentos adaptáveis a fim de que a sociedade tenha condições de enfrentar os futuros desafios impostos pela IA. 

 

É nesse contexto que o sandbox regulatório da ANPD foi mencionado como iniciativa exemplar. Por meio da inovação em um ambiente controlado, o projeto permitirá criar mecanismos de controle à altura das inovações tecnológicas. A iniciativa também colocou o Brasil em posição de país pioneiro em sandboxes regulatórios, junto com Singapura, Estados Unidos, Emirados Árabes, Reino Unido, União Europeia e Ilhas Maurício. 

 

“A referência ao nosso projeto indica que os parâmetros tecnológicos estabelecidos pela ANPD estão corretos. A menção também abre a oportunidade para que sejamos referência para sandboxes em outras regiões”, celebra o Coordenador de Inovação e Pesquisa da ANPD, Thiago Moraes. 

 

Atualmente, o Projeto Piloto de Sandbox de Inteligência Artificial e Proteção de Dados está em fase de análise das 71 contribuições recebidas por meio de consulta à sociedade. Dessas, 35 foram de entidades ou grupos econômicos privados; 5, do setor público; 10, da sociedade civil; 6, da academia; e 15 vieram de cidadãos. Dessas contribuições, 66 originaram-se do Brasil; e 5 vieram do exterior.  

 

Sandbox 

 

sandbox regulatório é uma experimentação colaborativa entre o regulador, a entidade regulada e outras partes interessadas. O objetivo é testar inovações regulatórias em um espaço controlado, por meio de uma metodologia estruturada. A expressão inglesa significa “caixa de areia”, e remete a um ambiente de construção de estruturas facilmente remodeladas ou reconstituídas, devido ao material maleável de que são compostas. 

 

Segundo o Diretor-Presidente da ANPD, Waldemar Gonçalves, o projeto resultará em benefícios para toda a sociedade. “A testagem permite explorar os desdobramentos da tecnologia, priorizando a justiça, a proteção de dados e os direitos dos indivíduos. Dessa maneira, a sociedade pode desfrutar da perspectiva de um desenvolvimento tecnológico dotado de um viés ético”, afirma. 

 

Os participantes, por sua vez, têm o benefício de participar de uma experiência colaborativa em um ambiente multissetorial. As experiências e o aprendizado são relevantes para todos os atores: empresas inovadoras, especialistas, reguladores, consumidores, poder público, organizações não governamentais e organizações da sociedade civil.  

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Trojan bancário brasileiro gera mais de 62 mil tentativas de ataques distribuído via WhatsApp

A pesquisa sugere que o Maverick pode ser uma evolução ou um projeto paralelo dos mesmos desenvolvedores do Coyote, trojan...
Security Report | Overview

Ransomware aumenta 46% em setembro com escalada de riscos comGenAI, reforça estudo

Um em cada 54 prompts de IA generativa apresenta risco de exposição de dados sensíveis; o Brasil registrou quase 3...
Security Report | Overview

ANPD apresenta resultado de sandbox regulatório da Inteligência Artificial

Iniciativa da ANPD seleciona três projetos de Inteligência Artificial para desenvolver soluções inovadoras em ambiente controlado, com foco na transparência...
Security Report | Overview

Análise orienta como promover soberania e Segurança na era da cloud

Especialista aborda o papel das infraestruturas críticas do Estado e defende critérios próprios de validação e governança para projetos soberanos