A Fundação Instituto de Educação de Barueri (FIEB), uma instituição pública de ensino sediada em Barueri, na região metropolitana de São Paulo, se encontrou com um grande desafio para resolver. No início de 2020, a FIEB tinha uma rede de comunicações limitada que só permitia acesso à internet para cerca de 100 usuários simultâneos. Além disso, sofria falhas como quedas de serviço e desempenho lento em algumas aplicações.
Diante disso, a instituição percebeu que era essencial oferecer ótima conectividade a toda a comunidade educacional para cumprir seu objetivo de fornecer ensino de qualidade. Isso se tornou ainda mais evidente com os períodos de lockdown durante a pandemia de covid-19, quando a instituição passou para o modo de educação virtual.
Um desafio significativo até então para a FIEB era fornecer uma conexão estável para todos os seus usuários. Antes, menos de 5% dos estudantes tinham acesso à internet. Hoje, esse número é de 100%. Além disso, a instituição passou de 100 para mais de 2.000 conexões simultâneas via Wi-Fi.
A instituição analisou várias propostas e concluiu que a Fortinet fornecia algumas das soluções mais adequadas para implementar uma rede segura, estável, unificada e altamente disponível. Assim, implantou FortiGate Next-Generation Firewalls (NGFWs) em 8 locais que suportam sua infraestrutura de comunicações, com o apoio e experiência da Secureway, parceira local da Fortinet. “A Fortinet nos fornece uma solução de grande custo-benefício para atingir o nível de acesso de que precisamos”, diz Humberto Vidal, coordenador de TI da FIEB.
A FIEB também conseguiu oferecer uma rede sempre disponível para seus estudantes e funcionários com a Fortinet. Os campi possuíam um link de internet e recentemente receberam outros dois links que precisavam estar ativamente conectados à rede de comunicações da FIEB. Com o modelo anterior, a equipe de TI da instituição não podia possuir links como backup imediato. Isso causava conexões intermitentes, já que – se um provedor falhasse – era necessário redirecionar para outro de forma manual. A FIEB aproveitou a integração do Fortinet Secure SD-WAN aos firewalls NGFW para criar uma rede inteligente e altamente disponível.
Agora, se um link falha, o sistema prioriza aqueles que são mais estáveis e mantém a conectividade. Esse processo é automático e imediato, sendo que os usuários não experimentam mais falhas de serviço. Além disso, a equipe de TI poupa tempo e esforços, já que esse era um problema que eles precisavam atender pessoalmente. “O Fortinet Secure SD-WAN proporciona uma experiência de usuário perfeita. Além disso, temos sido capazes de fazer balanceamento de carga de tráfego e monitoramento avançado de falhas”, conta Vidal.
Economia significativa com um melhor serviço
A implantação da plataforma convergente de rede e segurança da Fortinet também permitiu à FIEB otimizar a utilização de recursos e obter melhores projeções de investimentos futuros. “A tecnologia Fortinet Secure SD-WAN nos permite adquirir links de menor custo sem degradar a qualidade do serviço”, ressalta Vidal.
Da mesma forma, a equipe de TI agora pode atender um número significativamente maior de usuários – que passaram de menos de 2.000, desde a fundação da FIEB, para 12.000 nos últimos anos. “Com a Fortinet, os esforços de nossa equipe podem ir mais longe, já que podemos automatizar muitas coisas. Isso significa que conseguimos manter a mesma equipe e, ao mesmo tempo, fornecer um suporte muito melhor à nossa comunidade educacional”, conclui.
Administração unificada e segura
A FIEB conseguiu gerenciamento unificado da rede, controle central e visibilidade completa da rede graças à solução FortiManager. Em tempo real e a partir de um
único console, a instituição pode analisar o consumo de recursos e estabelecer prioridades de acordo com suas necessidades.
Por exemplo, embora não proíba plataformas como o YouTube ou redes sociais, que são usadas em sala de aula, a FIEB estabelece limites para priorizar o acesso
adicional a recursos críticos. Esse também é o caso das aplicações Microsoft, como Teams e OneDrive, que são cada vez mais usadas para realizar provas online. O mesmo vale para a plataforma de ensino à distância Moodle, que precisa estar sempre disponível para os alunos.
“A gestão centralizada oferecida pelo FortiManager é útil para o estabelecimento de regras em toda a rede. No passado, os usuários podiam facilmente alterar os
parâmetros de segurança estabelecidos e visitar sites não autorizados. Isso não é mais possível, pois temos controle de todo o tráfego e configurações”, acrescenta
o coordenador.
Além disso, recursos de segurança e de registro e relatório de incidentes em tempo real foram adicionados com o FortiAnalyzer. Essa solução é útil para prevenir ataques proativamente e enviar alertas quando há incidentes, ao mesmo tempo em que avalia o impacto e evita vazamentos de informações ou a presença de intrusos na rede. A FIEB pode ainda usar o FortiAnalyzer para identificar usuários que acessam serviços ou programas para download de torrents, que podem abrir portas para ameaças ou, por exemplo, o navegador Tor.