Febraban alerta para golpe do falso fornecedor

Criminosos investem em anúncios na internet e em plataformas online de serviços de manutenção para cometer crimes com o uso do Pix e do cartão

Compartilhar:

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que golpistas estão aproveitando o avanço de serviços oferecidos pela internet e o crescimento dos pagamentos digitais para cometer crimes contra os consumidores. A Febraban alerta que uma nova modalidade tem preocupado os consumidores: o golpe do falso fornecedor ou prestador de serviço.

 

Segundo a organização, os criminosos investem em anúncios na internet, redes sociais e em plataformas online oferecendo serviços de reparos, manutenções domésticas, instalações elétricas e hidráulicas, transporte, mudanças, entre outros. E forjam depoimentos falsos de clientes indicando o fornecedor.

 

E com isso, os pesquisadores afirmaram que os golpistas podem pedir de maneira antecipada um Pix para reservar um determinado serviço e depois desaparecem. Em outra situação, chegam até a realizar algum serviço para o cliente, como uma manutenção doméstica, mas na hora do pagamento exigem que a vítima o faça com o cartão.

 

A partir daí, aplicam o golpe da maquininha quebrada, quando dá para a vítima uma maquininha com o visor danificado ou se posiciona de uma forma que a vítima não veja o preço cobrado na tela. E conforme explica a pesquisa, o valor inserido é bem superior ao pedido e o cliente só percebe que fez um pagamento maior depois de um tempo. Também prestam atenção quando o cliente digita a senha na maquininha e podem posteriormente trocar o cartão na hora de devolvê-lo. Com o cartão e a senha, fazem compras usando o seu dinheiro.

 

A Febraban alertou divulgou algumas recomendações para evitar o golpe do fornecedor. Os pesquisadores alertaram que é preciso sempre pesquisar sobre o prestador de serviço, verificar o CNPJ no site da Receita Federal e buscar informações em plataformas de avaliação conhecidas. Além disso, a recomendação é pedir indicações para familiares e amigos para contratar fornecedores, evitar fazer pagamentos antecipados via Pix.

 

Outras medidas de proteção contra golpes, levantada pela organização é que em qualquer compra com o cartão, sempre conferir o valor na máquina antes de digitar a sua senha, e não deixar ninguém ver os números. E inserir  você mesmo o cartão na maquininha, caso tenha entregado o cartão ao vendedor, verificar se o cartão devolvido é realmente o seu.

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Trojan bancário brasileiro gera mais de 62 mil tentativas de ataques distribuído via WhatsApp

A pesquisa sugere que o Maverick pode ser uma evolução ou um projeto paralelo dos mesmos desenvolvedores do Coyote, trojan...
Security Report | Overview

Ransomware aumenta 46% em setembro com escalada de riscos comGenAI, reforça estudo

Um em cada 54 prompts de IA generativa apresenta risco de exposição de dados sensíveis; o Brasil registrou quase 3...
Security Report | Overview

ANPD apresenta resultado de sandbox regulatório da Inteligência Artificial

Iniciativa da ANPD seleciona três projetos de Inteligência Artificial para desenvolver soluções inovadoras em ambiente controlado, com foco na transparência...
Security Report | Overview

Análise orienta como promover soberania e Segurança na era da cloud

Especialista aborda o papel das infraestruturas críticas do Estado e defende critérios próprios de validação e governança para projetos soberanos