Febraban alerta para golpes na ajuda para vítimas das chuvas do Rio Grande do Sul

Doador deve checar detalhadamente dados de transações de Pix antes de concluir a transferência

Compartilhar:

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) alerta que criminosos estão aproveitando o movimento de solidariedade da população brasileira nas doações às vítimas das chuvas históricas que atingem o Rio Grande do Sul para aplicar golpes.

 

A principal orientação é que, quando for fazer uma transferência com um número de chave Pix, o doador confira com muita atenção todos os dados do pagamento e se o beneficiário é realmente quem irá receber o dinheiro. A mesma orientação é válida para doações feitas por TED e boletos.

 

Outra situação de golpe ocorre por meio de links falsos e da engenharia social, que usa técnicas para enganar o indivíduo para que ele forneça dados confidenciais, além de realizar transações financeiras para o golpista.

 

“Muitos criminosos estão aproveitando o momento de comoção pública para criar chaves Pix e pedir dinheiro para sua própria conta. Quando for doar, confira o nome do beneficiário, empresa ou ONG e esteja certo se eles estão realmente fazendo campanhas de ajuda às vítimas. Também é muito importante que o cliente não clique em links recebidos por aplicativos de mensagens, de redes sociais e em links patrocinados em sites de busca”, alerta José Gomes, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban.

 

A Febraban e seus bancos associados manifestam profundo pesar às vítimas e se solidarizam com as famílias atingidas pela catástrofe e se somam aos esforços das autoridades para o atendimento emergencial da população.

 

Em suas primeiras ações e iniciativas, já foram contabilizados R$ 20 milhões em doações diretas da Febraban e dos bancos (Itaú, Bradesco, Santander, BTG Pactual, Banco do Brasil e Caixa) para auxiliar no socorro aos moradores. Os bancos também têm parcerias com entidades civis locais e estão mobilizando clientes e funcionários para doações às vítimas.

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Uncategorized

Estudo alerta para aumento dos golpes cibernéticos no turismo durante as férias

Black Friday e a alta temporada de verão costumam fazer vítimas que buscam boas oportunidades para viajar
Security Report | Uncategorized

Mês da Cibersegurança: Indústria visa estabelecer novos padrões de SI na sociedade

Para a Segurança da Informação, o mês de outubro representa o reforço de que esta é uma missão de alto...
Security Report | Uncategorized

61% das empresas no mundo sofreram incidentes de SI em nuvem pública, aponta estudo

Especialistas da Check Point Software destacam o crescente déficit de habilidades em segurança na nuvem e seu impacto na defesa...
Security Report | Uncategorized

Demanda por seguros Cibernéticos ganhou força em 2023, aponta Ministério da Economia

De acordo com especialista da Lumu Technologies, a apólice ideal depende de necessidades exclusivas de cada organização...