Nesta semana, duas organizações ligadas ao setor de farmácias do Grupo Jorge Batista informaram, por meio de notas, que foram atingidas por um ataque cibernético. De acordo com as publicações, a Nazária Distribuidora Farmacêutica e as Drogarias Globo declaram ter sofrido com instabilidades operacionais devido ao incidente, e por isso, decidiram informar clientes e parceiros do impacto aos seus negócios.
Nenhuma das duas notas entra em detalhes da natureza do ataque cibernético, se dados internos foram comprometidos ou mesmo se os dois incidentes possuem a mesma origem. Todavia, as organizações informam que os focos da instabilidade foram identificados imediatamente, levando-as a reforçar todas as medidas de Segurança cibernética e a dedicar o time de SI na retomada integral das atividades.
“Desde a identificação do incidente, nossa equipe técnica tem atuado com máxima prioridade na contenção e resolução do problema, adotando todas as medidas de Segurança necessárias para proteger os dados e restabelecer plenamente os serviços. Estamos trabalhando com dedicação para normalizar o atendimento no menor tempo possível”, acrescenta a nota divulgada pela Nazária em suas redes sociais.
Embora o comunicado das Drogarias Globo informe que o Grupo Jorge Batista também foi vítima do incidente, a própria organização que gerencia as outras duas não se pronunciou a respeito. A Security Report entrou em contato com o Grupo Jorge Batista para saber a extensão e o impacto desse ataque cibernético. Tão logo a organização se posicione, esta nota será atualizada.
Recentemente, o setor farmacêutico também foi afetado por um incidente cibernético ocorrido no Instituto de Pesquisa Nuclear (IPEN). De acordo com o comunicado da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), o ataque hacker forçou a paralização da produção e fornecimento de diversos radiofármacos produzidos pela instituição. Os produtos somente voltaram a ser fabricados uma semana depois.
A Security Report divulga, na íntegra, notas publicadas pela Nazária Distribuidora e pelas Drogarias Globo:
“Comunicado oficial – Nazária Distribuidora
Aos nossos clientes e parceiros,
Reforçando nosso compromisso com a transparência e a confiança que sempre pautaram nossa atuação, informamos que nossos sistemas foram alvo de um ataque cibernético que ocasionou instabilidades operacionais.
Desde a identificação do incidente, nossa equipe técnica tem atuado com máxima prioridade na contenção e resolução do problema, adotando todas as medidas de Segurança necessárias para proteger os dados e restabelecer plenamente os serviços.
Estamos trabalhando com dedicação para normalizar o atendimento no menor tempo possível, garantindo a continuidade do nosso compromisso.
Atenciosamente,
Nazária Distribuidora Farmacêutica”.
“Prezando por seu compromisso e transparência junto aos seus clientes, o Grupo Jorge Batista e a Drogaria Globo informam que, no último dia 12/05/2025, foram vítimas de um ataque cibernético que logo foi identificado.
Todos os protocolos de Segurança foram reforçados, e nossa equipe de Segurança da Informação está atuando intensivamente para normalizar nossos serviços.
Drogarias Globo.”