Com a chegada da época de compras de fim de ano, a preocupação das empresas de e-commerce com a cibersegurança se torna ainda mais fundamental. O impacto de vazamentos ou acesso indevido aos sistemas pode ser profundo e, dependendo do nível do dano, pode colocar em risco a continuidade dos negócios da companhia.
O alerta é dado pela act digital, consultoria brasileira de transformação digital e especialista em inovação, que entende a importância de montar uma infraestrutura para ingressar nesse segmento. “As empresas investem milhões em equipamentos, contratação de pessoal especializado, desenvolvimento das plataformas de venda, e tudo isso pode ser impactado drasticamente em pouco tempo, devido a uma abertura de e-mail ou link indevido, levando a uma brecha de segurança. A partir dela, as possibilidades de acesso e exploração dos dados sigilosos de clientes e informações do próprio negócio são enormes”, explica Paulo Quites, COO da act digital. Em caso de vazamento de dados de clientes, a Lei Geral de Proteção de Dados prevê uma multa em até 2% do faturamento da empresa, podendo chegar a até 50 milhões de reais por infração.
Nestes períodos de grande demanda, é necessário reforçar o contingente de cibersegurança, investir em ferramentas para análise de incidentes e treinar os funcionários para que procedam dentro de um processo, limitando assim a possibilidade de um erro que comprometa todos os fatores anteriores citados. Segundo Paulo, “o pior cenário, além da perda financeira é o dano à imagem. Então, olhando para a parte de segurança da informação, o principal ponto de atenção para um e-commerce é não falhar de forma alguma com a proteção dos dados, pois as consequências podem ser muito graves”.
Em relação ao que é possível implementar em curto prazo, a act digital ressalta que, se a infraestrutura que suporta o negócio estiver em nuvem, é possível a contratação de algumas camadas de segurança sem grandes dificuldades. São serviços que garantem um certo grau de proteção, minimizando alguns riscos para o e-commerce.
“Em longo prazo, a implantação de políticas de segurança faz com que o negócio ganhe maturidade, e isso transparece para os seus públicos-alvo. O sucesso de um e-commerce, ou qualquer empresa que preste algum serviço que utiliza a internet como ferramenta, precisa oferecer uma ótima experiência ao usuário. Além disso, é necessário ter um bom trabalho de marketing, forte atuação em redes sociais e parte logística eficiente. Mas, a fundação de todas essas plataformas é a segurança, que requer a contratação de serviços de hospedagem do negócio e investimento em soluções de segurança, bem como processos internos maduros para normas de segurança da informação”.