A F5 anunciou sua intenção de adquirir uma empresa pioneira em segurança de IA empresarial. A plataforma da CalypsoAI oferece defesa contra ameaças em tempo real, red teaming em escala e segurança de dados para empresas que buscam implantar IA generativa e IA Agêntica. Esses recursos serão integrados à Plataforma de Entrega e Segurança de Aplicações (ADSP) da F5 para criar a solução mais completa para proteger a inferência de IA. A empresa afirmou que adquirirá todas as ações emitidas e em circulação da CalypsoAI, uma empresa privada com operações em Dublin, Irlanda, por US$ 180 milhões em contraprestação de compra financiada principalmente com dinheiro.
Segundo o que foi divulgado pela empresa há uma demanda do mercado pela rápida incorporação de IA em produtos e operações, mas a nova pilha de abrangendo aplicações, agentes, APIs, modelos e armazenamentos de dados cria uma superfície de ataque nova e altamente dinâmica. Os especialistas afirmaram que os controles tradicionais não estão acompanhando as novas ameaças sofisticadas, enquanto a crescente pressão regulatória, juntamente com a disseminação do uso da Shadow AI, aumenta os riscos e as lacunas de conformidade.
Além disso, a organização reforçou que as equipes de segurança precisam de uma abordagem específica e independente de modelo. A meta é contar com proteções para a forma como a IA interage com dados, usuários e ameaças, além de oferecer visibilidade centralizada em toda a infraestrutura.
“A IA está redefinindo a arquitetura empresarial — e a superfície de ataque que as empresas devem defender”, disse François Locoh-Donou, presidente e CEO da F5. “Os firewalls tradicionais e as soluções pontuais não conseguem acompanhar este quadro. A adição da CalypsoAI dará às empresas a confiança necessária para inovar mais rapidamente e proteger melhor os dados críticos, contando com a F5 para fornecer e proteger aplicações, APIs e modelos de IA em todo o seu ambiente.”
A F5 afirmou que pretende atender a essa necessidade com os recursos de segurança de IA adaptável da CalypsoAI, que oferecem proteção proativa e contínua de IA, independentemente do modelo ou da nuvem. Incluindo a proteção contra ameaças adversárias: proteção contra novas ameaças de IA, como injeção de prompt e ataques de jailbreak, com gerenciamento de ameaças em tempo real. A plataforma realiza testes proativos de red teaming contra mais de 10.000 novos prompts de ataque por mês para produzir uma pontuação de risco.
Além de dados seguros, os quais guardrails detectam e previnem vazamentos de dados confidenciais e violações de políticas em tempo de execução e auditam interações de IA entre modelos e a visibilidade e governança unificadas.“As empresas querem avançar rapidamente com a IA e, ao mesmo tempo, reduzir o risco de vazamentos de dados, resultados inseguros ou falhas de conformidade”, disse Donnchadh Casey, CEO da CalypsoAI.
Detalhes da transação
A aquisição está sujeita às condições habituais de fechamento e deve ser concluída no quarto trimestre do ano fiscal de 2025 da empresa , que termina em 30 de setembro de 2025. A transação não deve ter impacto significativo na receita e nos resultados operacionais da F5.