Executivos e CISOs devem criar pontes para evitarem perdas do negócio, diz CEO

Ampliar o espaço de diálogo entre direção executiva e Lideranças de Cyber é crucial para a preservação dos negócios da companhia, mas essa realidade deve ser construida através da aproximação de ambos os lados, com mais comunicação e boa vontade

Compartilhar:

Por Carlos Gajardoni*

Muitas vezes, a comunicação entre diferentes setores de uma empresa pode ser cheia de ruídos, resultando em nenhum lado da conversa conseguindo compreender as demandas e necessidades do outro. Não importa qual seja a área, esse problema comunicacional sempre deve ser resolvido, para o benefício da corporação como um todo. Pense que é como nosso corpo: se uma das partes não funcionar corretamente, todo o nosso organismo falha.

Uma das falhas mais críticas que uma empresa pode ter entre setores, hoje em dia, é quando a área de Segurança da Informação não consegue se comunicar com os executivos das empresas e áreas de negócios, não conseguindo levar ao conhecimento dos stakeholders os riscos aos quais a empresa está exposta e o quanto isso pode impactar no negócio como um todo.



O trabalho dos profissionais de segurança é crucial para proteger os dados de qualquer companhia, por isso, quando os líderes dessas equipes são incapazes de expressarem corretamente aos executivos os problemas enfrentados e o que é necessário fazer, as consequências podem ser muito graves.

Em um cenário de brechas na segurança cibernética, as perdas podem potencialmente ser incalculáveis, não apenas no sentido financeiro, o que por si só já é péssimo, mas também na reputação de uma empresa, que tem como consequência imediata a perda de clientes.

Com tantos ataques acontecendo nos últimos tempos, uma perda dessa escala, fruto de má comunicação interna ou descaso com a segurança cibernética, é algo “difícil de engolir” para muitas pessoas.

Para evitar que isso aconteça, não é preciso encarar a questão como um “bicho de sete cabeças”. A primeira etapa é fazer o básico: Gere conversas recorrentes da equipe de SI com as áreas de negócios, faça check-ups.



O CISO deve participar das reuniões do board da empresa, mesmo que de forma esporádica, com espaço de fala (o ideal é que o CISO tenha uma cadeira cativa no board, mas infelizmente essa ainda não é uma realidade por aqui). Se você tiver pilares bem estruturados, isso já deve te poupar bastante dores de cabeça indesejáveis no futuro.

Além disso, aquela que provavelmente seja a maior questão de todas: a comunicação. Se você é CISO na sua empresa, instrua aos seus funcionários (e a si mesmo) a tentarem falar de uma maneira menos técnica quando estiverem lidando com pessoas de fora da sua área. Ambos têm que falar “a mesma língua” para que a comunicação funcione, portanto, tenha paciência e explique tudo da maneira mais sucinta possível, por mais óbvio que possa parecer para você.

Do lado dos líderes empresariais, no entanto, é necessário também uma mudança de comportamento. Se você é um executivo de uma companhia ou faz parte de um board, confie mais nos CISO’s e não se acanhe em perguntar sobre o que for.



Dê maior liberdade para que a equipe realize as mudanças necessárias para melhorar a cibersegurança do grupo, mas também busque entender minimamente o trabalho realizado. Busque conhecimento com esses profissionais de SI e esteja preparado para conversas mais técnicas, sempre que demostrado algum risco para a companhia.


Lembre-se que, seguindo estes passos, você reduz a chance de algo grave acontecer. Preparo nunca é pouco, por isso converse. Comunique-se com sua equipe e estenda a mão para os outros setores da sua empresa, vocês estão todos no mesmo time. Façam isso e mantenham essa constância, para que assim esse pavor de um ataque iminente diminua e se tornem cada vez mais raras.

*Carlos Gajardoni é CEO da NetSecurity 



Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Caso Vercel: IA vira vetor de ataque e expõe risco sistêmico em frameworks web

Violação via Inteligência Artificial de terceiros amplia riscos na cadeia de suprimentos e revela falta de visibilidade sobre dependências críticas
Security Report | Overview

Pesquisa detecta novo ataque de roubo de dados por financiamento de veículos

Ataque identificado pela Tempest explora a busca por emprego no setor de logística para roubar dados e realizar biometria facial...
Security Report | Overview

Pix evolui na devolução de valores, mas enfrenta desafio da manipulação humana

Aprimoramento do ressarcimento pós-fraude expõe a necessidade urgente de novas estratégias preventivas contra a engenharia social
Security Report | Overview

Relatório detecta 309 bancos de dados de organizações brasileiras expostos

No Mês da Mentira, estudo Digital Footprint Intelligence revela que violações de redes brasileiras se tornam moeda de troca para...