EUA culpam Coreia do Norte por “WannaCry”

Presidente norte-americano condenou publicamente o país, afirmando que ele foi responsável pelo ataque cibernético de ransomware que afetou hospitais, bancos e outras empresas no mundo em maio desse ano

Compartilhar:

O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, culpou a Coreia do Norte publicamente por lançar o ataque cibernético conhecido como “WannaCry”, que afetou hospitais, bancos e outras empresas do mundo todo neste ano.

 

“O ataque foi abrangente e custou bilhões, e a Coreia do Norte é diretamente responsável”, disse Tom Bossert, assessor de Segurança Nacional de Trump, em um artigo publicado na noite de segunda-feira no jornal Wall Street Journal.

 

“A Coreia do Norte vem se comportando especialmente mal, e em grande parte sem freios, há mais de uma década, e seu comportamento mal-intencionado está se tornando mais chocante”, escreveu Bossert. “O WannaCry foi indiscriminadamente irresponsável”.

 

A Casa Branca deve levar a questão adiante nesta terça-feira com um comunicado mais formal culpando Pyongyang, de acordo com um funcionário de alto escalão do governo norte-americano.

 

O governo dos EUA verificou com “um grau muito alto de confiança” que uma entidade de ataques cibernéticos conhecida como Grupo Lázaro, que trabalha em nome do governo norte-coreano, realizou o ataque WannaCry, disse o funcionário, que falou sob condição de anonimato para debater detalhes sobre a investigação de Washington.

 

Muitos pesquisadores de segurança e autoridades dos EUA acreditam que o Grupo Lázaro foi responsável por uma invasão da Sony Pictures Entertainment em 2014 que destruiu arquivos, vazou comunicações corporativas na internet e levou à saída de vários executivos de primeiro escalão do estúdio.

 

Não foi possível contatar representantes do governo norte-coreano de imediato para obter comentários. O país vem negando repetidamente a responsabilidade pelo “WannaCry”, e classificou outras alegações de ataques cibernéticos como uma campanha de difamação.

 

A condenação pública de Washington não inclui nenhum indiciamento nem identificou indivíduos específicos, informou o funcionário, acrescentando que a atribuição de culpa foi concebida para responsabilizar Pyongyang por suas ações e “erodir e minar sua capacidade de lançar ataques”.

 

A acusação vem em um momento de preocupação crescente com a habilidade norte-coreana de realizar invasões digitais e com seu programa de armas nucleares.

 

Muitos pesquisadores de segurança, incluindo a empresa Symantec, além do governo britânico, já tinham concluído que a Coreia do Norte provavelmente estava por trás do “WannaCry”, que se disseminou rapidamente pelo mundo em maio e infectou mais de 300 mil computadores em 150 países.

 

* Com informações da Agência Reuters

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Nova onda de ciberataques revela avanço da engenharia social, alerta pesquisa

Estudo aponta a nova técnica de phishing, denominada FileFix, já é usada em campanhas reais e permite execução de malwares...
Security Report | Overview

48% dos líderes do setor de ciências da vida utilizam IA para Cibersegurança, afirma estudo

Security Report | Overview

Atuação do grupo de cibercriminosos persiste apesar de operação internacional, alerta pesquisa

Alerta de especialistas afirmam que grupo de cibercriminosos ainda está ativo apesar da operação internacional de busca dos envolvidos
Security Report | Overview

Mais de 12 milhões de smartphones foram alvo de ciberataques, aponta estudo

Entre janeiro e março deste ano, foi registrado um crescimento de 27% em arquivos maliciosos detectados, em comparação com o...