Estudo alerta para vulnerabilidade no Xiaomi Apps

Pesquisa detectou vulnerabilidade justamente em aplicação que deveria oferecer segurança ao usuário

Compartilhar:

A equipe de investigação da Check Point® Software Technologies Ltd. descobriu recentemente uma vulnerabilidade em um dos aplicativos pré-instalados em um dos maiores fornecedores de smartphones do mundo, a Xiaomi, que, com quase 8% de participação de mercado em 2018, ocupa o terceiro lugar no mercado de telefonia móvel.

 

O pesquisador Slava Makkaveev identificou esta vulnerabilidade, a qual trata-se do aplicativo de segurança pré-instalado, “Guard Provider”, que deveria proteger o telefone contra malware.

 

“Smartphones geralmente vêm com aplicativos pré-instalados, alguns dos quais são úteis e outros que nunca são usados. O que um usuário não espera, no entanto, é que um destes aplicativos pré-instalados seja uma ameaça real à sua privacidade e segurança”, afirma ViniciusBortoloni, Security Engineering Manager da Check Point Brasil.

 

Devido à natureza insegura do tráfego de rede do Guard Provider e ao uso de vários SDKs nomesmo aplicativo, um atacante poderia se conectar à mesma rede Wi-Fi da vítima erealizar um ataque do tipo Man-in-the-Middle (MiTM) – quando os dados trocados entre duaspartes são de alguma forma interceptados.

 

Em razão de falhas na comunicação entre os vários SDKs, o atacante poderia, então, injetar qualquer código nocivo que ele escolher, como roubo de senha, ransomware, rastreamento ou qualquer outro tipo de malware. Para detalhes técnicos completos sobre como o ataque acontece, visite a Pesquisa Check Point.

 

“É fundamental que os usuários atentem para a segurança dos dispositivos móveis da mesma forma que o fazem com seus computadores pessoais. Há muitas informações delicadas que podem ser expostas pelo simples fato de utilizarmos uma rede de wi-fi pública como em um café ou em um aeroporto, por exemplo”, alerta Bortoloni.

 

Como todos os aplicativos pré-instalados como o Guard Provider, esse tipo de app está presente em todos os dispositivos móveis prontos para o uso e não podem ser excluídos. A Check Point divulgou esta vulnerabilidade à Xiaomi, que lançou um patch pouco depois.

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

IA agêntica exige CIOs com visão de RH

Artigo trata que IA agêntica surge como “nova colega de trabalho” nas empresas, exigindo dos CIOs uma gestão semelhante à...
Security Report | Overview

Setor de Educação mostra fortalecimento contra o ransomware em estudo

97% da vítimas do segmento recuperaram dados criptografados e pagamentos de resgate caíram drasticamente
Security Report | Overview

Relatório: Ciberataques globais seguem em níveis elevados e Brasil está entre os mais expostos

Os pesquisadores relatam que ataques cibernéticos globais atingiram o volume de quase 2.000 por semana por organização em agosto; no...
Security Report | Overview

Incidentes cibernéticos podem derrubar preço das ações em até 1,5%, revela estudo

Levantamento revela correlação direta entre ataques digitais e perdas financeiras prolongadas nas maiores empresas dos EUA