Dando continuidade ao ciclo de palestras do Security Leaders, maior evento de Segurança Digital da América Latina, que termina nesta quinta-feira, dia 27, o tema abordado no primeiro painel do dia foi “Security by Profit: Por que a segurança ainda e vista como fonte de despesa?”.
Quando o assunto é o novo papel da segurança digital, muitas pessoas reclamam que não há budget suficiente para investir nessa área e que existe uma barreira muito grande que precisa ser rompida dentro das companhias. Todos os dias as empresas sofrem ameaças e, por isso, a alta direção precisa trabalhar e estar conectada full time com os profissionais de segurança.
“Os CEOs precisam entender que é preciso investir no departamento de segurança, já que infelizmente ninguém está livre de um ataque cibernético. E nessa hora a alta direção das companhias precisa sentar conversar e chegar a um equilíbrio”, diz Aldjer Prado, especialista de segurança da informação.
Na visão do CSO do Grupo Pão de Açúcar, Vinicius Fiel, a segurança é uma despesa que acaba gerando economia por proteger os valores da companhia. “Investir em segurança significa ter ganhos importantes dentro do mercado que se atua, impactando positivamente o negócio”.
Para Frederico Tostes, country Manager da Fortinet, a segurança atua como um gerador de resultado. “Como os ataques cibernéticos acontecem de todos os lados, hoje a infraestrutura precisa ser segura para que o branding investido não seja afetado”.