Especialista alerta para cuidados com golpes envolvendo prova de vida do INSS

Como o procedimento será feito por reconhecimento facial com o uso da câmera do celular, Marcus Garcia, vice-presidente de produtos da FS Security, destaca crescente exploração de brechas

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O INSS anunciou nesta semana que, a partir de quinta-feira, dia 20, 500 mil beneficiários participarão do projeto-piloto de prova de vida por biometria facial. Esse é um procedimento obrigatório para que os segurados comprovem que estão vivos e dá mais segurança não só ao próprio, mas também ao Estado brasileiro evitando fraudes e pagamentos indevidos de benefícios.

 

A prova de vida será feita por reconhecimento facial com o uso da câmera do celular, por meio do aplicativo do Meu INSS e do aplicativo do Governo Digital (Meu gov.br), que vai indicar se aquela é a pessoa cujo CPF foi informado no cadastro do INSS. Com a tecnologia mais uma vez possibilitando desburocratizar a necessidade de uma comprovação presencial, vem também a oportunidade para que ladrões cibernéticos enxerguem um novo caminho para aplicarem os seus golpes.

 

“Esse é um projeto ainda em teste e é fundamental que as pessoas fiquem muito atentas se estão acessando o aplicativo correto e que mantenham o seu celular protegido de ataques, já que será necessário o uso da câmera”, indica Marcus Garcia, vice-presidente de produtos da FS Security.

 

“Principalmente agora, no início, poderão surgir muitas mensagens pedindo para clicar em links que podem te direcionar para um aplicativo falso e que seja muito parecido com o verdadeiro. É fundamental que a pessoa faça esses downloads somente da fonte oficial. Se ficar na dúvida quando estiver na loja digital, sugiro que vá no site do INSS e faça todo esse caminho por lá. Pode ser mais demorado, mas será mais seguro”, diz Marcus. “Caso a pessoa tenha dificuldades no processo, é importante que alguém de confiança a auxilie neste acesso”, completa.

 

“E para proteger seus dados do celular é fundamental que tenha um aplicativo de segurança instalado. Costumo falar que isso é tão importante quanto o antivírus do computador ou a tranca da porta de casa. Protege os dados, evita dor de cabeça no futuro e dá uma tranquilidade a mais”, finaliza Marcus.

 

Algumas dicas da FS Security para proteção digital:

 

• Para evitar cair em fraudes, proteja celulares e tablets com soluções eficazes e que defendam principalmente a conexão. O antivírus ajuda, mas é preciso também ativar a VPN;

• Antivírus gratuito pode ser um começo, mas o usuário deve estar ciente de que este sofre menos atualização e não é tão completo quanto um produto pago;

• Cheque se as versões do software e o antivírus estão 100% atualizados tanto no celular quanto no computador;

• Muito cuidado no wi-fi público. Fora de casa, VPN sempre;

• Ative a confirmação em duas etapas do seu aplicativo de conversas;

• Baixe e instale em seus dispositivos, somente aplicativos de lojas autorizadas e oficiais. Foque sempre em fabricantes de confiança;

• Não ‘clicar em link’ ou preencher formulário que receber por e-mail, redes sociais ou aplicativos de mensagens;

• Se, mesmo assim, você clicou em um link e foi para alguma página, repare se tem algum erro de português ou palavras repetidas neste link. Pode ser um site falso;

• Não dissemine mensagens sobre doações, sorteios, compras, realização de exames em casa, entre outros. Principalmente se for para um site que você não conhece. Elas podem conter links maliciosos;

• Desconfie se uma pessoa conhecida enviar mensagens pedindo ajuda financeira ou com links suspeitos. Ela pode ter sido clonada e é o golpista que está do outro lado. Na dúvida, ligue para quem te mandou e confirme a veracidade.

 

A FS Security possui o HERO, utilizado por mais de um milhão de pessoas. Com ele, é possível navegar protegido de vírus que podem roubar senhas, arquivos e até mesmo ler as conversas. A linha de produtos Hero também oferece uma série de outras funcionalidades importantes para o dia a dia, como ferramenta de controle parental, botão de resfriar o celular, mais velocidade, otimizador de bateria e um serviço de Help Desk digital que dá suporte a dúvidas e instalações de aparelhos eletrônicos.

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