[bsa_pro_ad_space id=3 delay=8]

Escândalo de e-mails do Yahoo desperta ira da Europa

Decisão da companhia impulsiona dúvidas sobre comprometimento dos dados de cidadãos europeu e pode descarrilar pacto de compartilhamento através do Atlântico

Compartilhar:

A decisão do Yahoo de revistar as contas de e-mails de seus clientes por ordem das autoridades norte-americanas impulsionou dúvidas na Europa sobre um possível comprometimento dos dados de cidadãos europeus e poderia ajudar a descarrilar um novo pacto de compartilhamento de dados através do Atlântico.

 

A Reuters noticiou nesta terça-feira (4) que o Yahoo cumpriu com uma exigência confidencial do governo norte-americano para pesquisar os e-mails de clientes em busca de informações específicas para autoridades da inteligência norte-americana.

 

O Comissariado de Proteção de Dados da Irlanda, o regulador líder na Europa em relação a assuntos de privacidade para o Yahoo, disse nesta quarta-feira que estava fazendo inquéritos sobre o assunto.

 

Os políticos europeus pediram que a Comissão Europeia, o órgão executivo da União Europeia, analise o problema e os advogados disseram que um desafio legal ao novo pacto de compartilhamento de dados entre UE e EUA, acordado no início deste ano, era mais provável agora na Europa.

 

“Qualquer forma de vigilância em massa seria vista como um assunto de preocupação considerável,” disse o regulador em Dublin, onde está a sede do Yahoo na Europa, em comunicado.

 

O Yahoo disse em resposta à reportagem original da Reuters que era “uma empresa obediente à legislação e que cumpria com as leis dos Estados Unidos”.

 

* Com informações da Agência Reuters

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Mercado

Hotéis na mira do vazamento de dados

Pesquisa da Symantec revela que sites podem vazar suas informações de reserva, permitindo que outras pessoas vejam os dados pessoais...
Security Report | Mercado

Tendências de segurança em Sistemas de Controle Industriais

Análise categoriza e classifica os riscos mais recorrentes após observação empírica; menos um terço dos riscos críticos e de alta...
Security Report | Mercado

Minsait amplia oferta de inteligência e segurança de redes com a Allot

Aliança entre as empresas tem como foco suprir a demanda do mercado de telecom brasileiro por dados analíticos com foco...
Security Report | Mercado

Boldon James lança solução de classificação de dados

OWA Classifier estende o suporte de classificação de dados do Outlook para o Microsoft Office 365