Proteção de e-mails, Segurança Unificada e IA são destaques em lançamentos da RSA

Ao longo desta semana, líderes do segmento de SI em todo o mundo estão presentes em uma das principais conferências de Segurança Cibernética. Além de acompanhar debates sobre grandes temas e desafios do setor, os executivos conferiram alguns lançamentos de soluções tecnológicas de empresas como Proofpoint, Cisco e HPE Aruba Networking

Compartilhar:

Durante a RSA Conference 2024, umas principais conferências e exposições de Segurança Cibernética do mundo e que ocorre nesta semana em São Francisco, nos EUA, foram promovidas diversas discussões sobre as novas tendências de Segurança da Informação para esse ano.

 

Diante de um cenário complexo para o setor, não apenas sofisticação dos ciberataques, mas também devido à atenção corporativa voltada ao tema, líderes de diversos países marcaram presença no evento para ficar por dentro das novidades.

 

Além disso, o destaque fica para os lançamentos de soluções tecnológicas por parte dos vendors presentes nesta edição. A Proofpoint anunciou nesta quarta-feira (8) duas inovações de segurança de e-mail, visando proteger toda a cadeia de entrega das mensagens.

 

De acordo com a companhia, é o primeiro mecanismo do mercado para defesa contra engenharia social e links maliciosos antes da entrega da mensagem, oferecendo uma camada totalmente integrada de análise comportamental baseada em IA após a entrega do conteúdo.

 

Vale ressaltar que a engenharia social baseada em texto e as URLs vem sendo as duas técnicas mais indispensáveis para os atacantes desde 2016. As perdas por ataques de Business Email Compromise (BEC) atingiram um recorde de US$ 2,9 bilhões, de acordo com o Relatório de Crimes na Internet de 2023 do FBI, e agora está no topo da lista das ameaças cibernéticas mais significativas para CISOs.

 

Todos os meses, a Proofpoint bloqueia mais de 66 milhões de tentativas de ataques BEC contra seus clientes. À medida que os invasores se tornaram mais dependentes de URLs, o volume de ameaças aumentou. A Proofpoint detecta mais de 4,5 milhões de URLs maliciosos únicos diariamente, um aumento de 119% nos últimos três anos.

 

Outro grande destaque ficou por conta da Cisco, que apresentou mudanças na plataforma Cisco Security Cloud, com o objetivo de potencializar e proteger a revolução da Inteligência Artificial. Os novos recursos da plataforma de segurança, orientada por IA, ajudam as empresas a protegerem melhor os aplicativos, dispositivos, usuários e dados, bem como detectar, responder e se recuperar mais rapidamente de incidentes.

 

Para ter uma ideia de o quanto esse cenário digital é complexo e hiperdistribuído, hoje não pode mais ser feita em escala humana, à medida que os ataques se tornam mais sofisticados e quase 90% das empresas em todo o mundo afirmam que a escassez de talentos em segurança cibernética é um problema real, de acordo com o Índice de Preparação para Segurança Cibernética da Cisco de 2024.

 

Já a HPE Aruba Networking destacou seu legado em redes seguras enquanto expande os recursos Zero Trust integrados a empresa, com novas ferramentas de segurança de rede e inteligência artificial embarcada para ajudar as equipes de a protegerem seus ativos da borda à nuvem.

 

Os novos recursos de descoberta e classificação de IoT alimentados por inteligência artificial dentro da ferramenta ajudam a lidar com os riscos de segurança de IoT, fornecendo visibilidade e identificação aprimoradas para dispositivos conectados com monitoramento contínuo de comportamentos incomuns ou maliciosos.

 

Baseando-se nos recursos de perfilamento alimentadas por IA do serviço Client Insights, o HPE Aruba Networking Central utiliza modelos de aprendizado de máquina para analisar atributos dinâmicos do dispositivo, incluindo padrões de tráfego e características comportamentais, como estado da conexão e local na rede, para categorizar e identificar com precisão os dispositivos IoT e tradicionais.

 

À medida que os cibercriminosos refinam continuamente as suas táticas, a consolidação da cibersegurança será, sem dúvida, crucial para proteger os ambientes das organizações e diante disso, lançamentos tecnológicos como esses podem fazer a diferença na jornada.

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

43% dos profissionais de SI apontam tensões geopolíticas como risco para ambientes ciberfísicos

Pesquisa global revela como as organizações estão navegando por um cenário econômico incerto para proteger infraestruturas críticas
Security Report | Overview

Vulnerabilidades expõem riscos em sistemas corporativos amplamente utilizados, revela pesquisa

Análise aponta que casos recentes envolvendo Google, Cisco, VMware, QNAP e Microsoft mostram que vulnerabilidades seguem sendo o principal vetor...
Security Report | Overview

Líderes de SI veem sistemas protegidos, mas falsa sensação de Segurança permanece, diz análise

Pesquisa mostra as lacunas críticas em processos, pessoas e tecnologias na segurança corporativa das empresas latino-americanas. Alta confiança dos líderes...
Security Report | Overview

Governança e transparência são essenciais para o implementação da IA na Administração Pública, afirma Diretor da ANPD

Especialista reforça a importância de mecanismos de governança e transparência para que o potencial da inteligência artificial seja plenamente alcançado,...