Empresas investem mais de 10 mil horas em antecipação a ameaças emergentes

Extensas atividades de treinamento por pentests auxiliam as equipes de Cibersegurança a prepararem-se para o enfrentamento de adversários desconhecidos

Compartilhar:

Os gastos das empresas com segurança da informação devem chegar a US$ 219 bilhões até o fim deste ano, de acordo com um levantamento da consultoria de inteligência de mercado IDC. O mesmo estudo aponta que, em 2026, os investimentos na área serão de US$ 300 bilhões. Esses números refletem a tendência, cada vez mais predominante entre os gestores, de se antecipar às ameaças cibernéticas emergentes, o que inclui estabelecer parcerias sólidas com fornecedores qualificados e incorporar soluções de ponta com foco em medidas preventivas para os próximos anos.

“As organizações estão compreendendo a complexidade envolvida na contratação de fornecedores de cibersegurança e se preparando de forma mais cuidadosa. Definir o escopo, estabelecer orçamento, políticas de Governança, Riscos e Compliance (GRC) e identificar todos os envolvidos no processo são passos essenciais para garantir o sucesso da parceria”, explica Rafael Cividanes, diretor de cibersegurança da Kryptus.

Alinhada ao planejamento estratégico de seus clientes, no primeiro semestre a Kryptus forneceu mais de 10 mil horas de serviços de Pentest para empresas dos setores da indústria e da saúde, incluindo a identificação de vulnerabilidades de rede e avaliação da extensão dos danos de uma possível invasão. “Esses segmentos em especial precisam avaliar frequentemente a segurança de suas conexões digitais e informações sensíveis, lidando com questões como API’s expostas, como áreas com acessos por login e senha, e quantidades massivas de dados, documentos e prontuários eletrônicos”, pontua Cividanes.

O Pentest inclui testes manuais exaustivos conduzidos por especialistas para ampliar a cobertura da avaliação, adaptando-se a cenários específicos. Além disso, a solução contribui para a governança da segurança da informação, gerando KPIs para tratamento de ameaças e fornecendo recomendações de reparo e medidas preventivas.

A possibilidade de ser contratado como um pacote de serviços é outro benefício do Pentest. Essa facilidade permite um maior planejamento das atividades de segurança, como testes e consultorias, e pode abranger um período de seis a 12 meses, o que viabiliza uma melhor coordenação com as equipes de desenvolvimento e correção de vulnerabilidades. Isso  garante maior cobertura de testes no portfólio e estrutura do cliente, bem como evita sobrecarga dos times internos.

“Essa abordagem flexível e econômica do Pentest é uma excelente opção para quem está em processo de contratação de fornecedores e precisa atender às necessidades de segurança de diferentes áreas. Com o pacote de serviços, nossos clientes têm a liberdade de direcionar os serviços para áreas específicas de suas operações. A variedade do portfólio de serviços do Pentest 360° também permite uma proteção mais abrangente e direcionada contra ameaças cibernéticas e, se contratado com antecedência, pode ser ainda mais vantajoso”, conclui Cividanes.


Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

De ofertas falsas a phishing pesquisa mostra os golpes de Natal  2025

Pesquisadores ressaltam que a IA e a automação estão tornando os golpes de fim de ano mais sofisticados e difíceis...
Security Report | Overview

Ataques a agentes de IA disparam em 2025, aponta pesquisa

Relatório revela que ataques contra agentes de IA no 4º trimestre de 2025 tiveram como principal alvo o vazamento de...
Security Report | Overview

Relatório: 57% dos malwares em 2025 são voltados ao roubo de dados de acesso

Ataques digitais com iscas visuais e ferramentas maliciosas prontas se tornam mais frequentes e sofisticados, segundo análise 
Security Report | Overview

Golpes cibernéticos disparam no fim de ano, afirma análise

Estudo alerta para o aumento de sites falsos, phishing, fraudes em redes sociais e golpes digitais com o crescimento das...