Duas empresas de segurança digital descobriram um software malicioso que acreditam ter causado uma queda de energia em dezembro de 2016 na Ucrânia, disseram nesta segunda-feira, alertando que o vírus pode ser facilmente modificado para prejudicar operações de infraestrutura ao redor do globo.
A ESET, uma desenvolvedora de softwares antivírus eslovaca, e a Dragos, empresa norte-americana de segurança de infraestrutura, divulgaram análises detalhadas do vírus, conhecido como Industroyer ou Crash Override, e emitiram alertas privados para governos e operadores de infraestrutura para os ajudar a se defenderem contra a ameaça.
O fundador da Dragos, Robert M. Lee, disse por telefone que o software malicioso pode causar interrupções de até um dia em proporções de rede nacional, mas não é capaz de derrubar todo o sistema de um país.
Com modificações, o vírus poderia atacar outros tipos de infraestrutura, incluindo provedores de transporte locais, fornecedores de água e gás, disse por telefone Robert Lipovky, pesquisador da ESET.
O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos está trabalhando com os pesquisadores e a indústria sobre o assunto e vai ajudar empresas a identificarem vulnerabilidades e a responder a qualquer suspeita de violação conforme o necessário, disse por email o porta-voz Scott McConnell.