Empresas alemãs perdem milhões de euros em “fraude do CEO”

Golpe visa funcionários de departamentos de contabilidade e auditoria, usando pressão de tempo e avisos sobre suposto “projeto secreto”, para manipulá-los a realizar falsos pagamentos

Compartilhar:

Empresas alemãs perderam milhões de euros para o crime organizado em um golpe apelidado de “fraude do CEO” que usa falsos memorandos de altos executivos para convencer funcionários de contabilidade a transferir fundos, disse nesta segunda-feira (10) a agência federal de segurança cibernética da Alemanha (BSI).

 

A agência BSI disse que as autoridades que investigam a nova fraude receberam uma lista de 5 mil alvos potenciais, e notificaram as empresas envolvidas.

 

Organizações criminosas estão usando informações que conseguem em redes sociais, sites corporativos, sites de empregos e até ligações para as companhias para falsificar as informações de contato de altos executivos.

 

A BSI disse que a Polícia Federal Criminal alemã estimou que o golpe já custou milhões de euros a empresas nos últimos meses.

 

A fraude visa funcionários dos departamentos de contabilidade e auditoria de uma companhia que foi autorizada a transferir dinheiro, muitas vezes usando pressão de tempo e avisos sobre um suposto “projeto secreto” para manipulá-los a realizar os falsos pagamentos.

 

* Com informações da Agência Reuters

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Bots de IA elevam riscos em APIs e desafiam arquitetura de Segurança em 2026

Ao se conectarem a APIs e sistemas críticos, bots de IA aceleram a automação, mas também criam desafios de segurança...
Security Report | Overview

Alerta: Falhas críticas em Microsoft e ServiceNow impulsionam novas campanhas de invasão

Em levantamento mensal, consultoria reúne vulnerabilidades em e-mail, automação e ferramentas de IA que ameaçam a integridade de dados corporativos
Security Report | Overview

Novo Golpe: Latam e Shopee são usadas para roubar CPF de brasileiros

Campanhas copiam identidade visual de grandes marcas, segmentam vítimas em situação financeira vulnerável e coletam dados pessoais por meio de...
Security Report | Overview

APIs na era da IA: estratégias para o CISO pensar como um ofensor (a força do Red Team)

Com o Brasil consolidado como o 3º maior consumidor de APIs do mundo, CISOs adotam táticas de Red Team e...