Embratel inaugura Centro de Operações de Segurança

Ambiente utiliza modernas tecnologias para combater ataques cibernéticos 

Compartilhar:

A Embratel anuncia a inauguração de seu novo Centro de Operações de Segurança (Security Operations Center – SOC) para atender clientes corporativos que desejam proteger seus negócios, dispositivos e aplicações de ataques cibernéticos. O novo centro fica em São Paulo e opera para clientes empresariais de todos os tamanhos e segmentos de mercado.

“A Embratel está na vanguarda do mercado e é a primeira empresa a ter um centro capaz de gerenciar até dispositivos de Internet das Coisas (IoT)”, afirma Mário Rachid, Diretor Executivo de Soluções Digitais da Embratel, destacando o pioneirismo da empresa com centros de segurança digital no Brasil.

O serviço de segurança da Embratel utiliza tecnologias de Análise de Comportamento, Inteligência Artificial e Cognitiva, além de Machine Learning, para garantir a segurança e ampliar a proteção contra-ataques sofisticados de forma mais aprofundada, ágil e precisa. O monitoramento permite examinar 100% dos eventos ocorridos nas redes móveis da Claro para os serviços de dados, voz e SMS, além de atuar de forma contínua (24 horas por dia, sete dias por semana).

A Embratel fornece às empresas um serviço de segurança completo de análise de dados em tempo real capaz de coletar e correlacionar informações de diferentes plataformas e dispositivos, além de outras fontes tecnológicas do ecossistema dos clientes. Estes eventos coletados são confrontados com os padrões de comportamento do ambiente do cliente e qualquer cenário anômalo identificado permite o início imediato de uma série de ações e medidas para mitigar e bloquear possíveis ameaças às aplicações, dispositivos e ao negócio das empresas.


“Ao reconhecer um possível perigo, os especialistas do SOC da Embratel atuam prontamente para conter o incidente. Desta forma, as ameaças são neutralizadas, diminuindo riscos de impactos operacionais, de reputação ou financeiros que afetam diretamente os negócios das organizações”, explica Rachid. 

A identificação de comportamentos atípicos é complementada com consultas a bases de dados mundiais de ameaças, além de riscos recém-identificados, conhecidos como Zero-Day – ataques ainda não catalogados. Um portal contendo diferentes tipos de relatórios garante visibilidade às empresas sobre a situação do seu ambiente de TI, com visões técnicas e de negócio.

Os processos utilizados no SOC são suportados pelos mais atuais modelos operacionais e de gestão disponíveis no mercado. Todo o ambiente do SOC é equipado com elementos de monitoramento como videowall, monitores e computadores, sala de War Room para gerenciamento de crises e telepresença dedicada. O novo SOC da Embratel também atua como backup da operação do SOC no Rio de Janeiro.

 

Monitoramento de carros conectados

A General Motors do Brasil lançou recentemente dois modelos de veículos – novo Chevrolet Cruze e novo Chevrolet Onix Plus – que utilizam Internet 4.5G da Claro. Além de contar com Internet de alta velocidade para até 7 dispositivos conectados dentro do veículo, sensores instalados nos automóveis enviam dados em tempo real para a montadora, que são monitorados pelo SOC da Embratel.

O serviço de segurança da Embratel que monitora os carros conectados da General Motors, detentora da marca Chevrolet, foi desenvolvido observando rígidos requisitos de segurança para permitir que a experiência e inovação proporcionadas pelos automóveis conectados estejam completamente alinhadas com a proteção cibernética necessária.  Esse serviço é totalmente inovador no mercado brasileiro. Este projeto é o único que compreende uma solução de Internet embarcada em automóveis do Brasil.

O serviço não permite qualquer comunicação que não seja entre os veículos e a Chevrolet. Em situações extremas, a adoção de medidas como Break the Glass (BTG) são capazes de interromper totalmente as conexões de dados, voz e SMS com o veículo.

“Estamos adotando uma conectividade totalmente segura e que é monitorada de forma ininterrupta para garantir a melhor experiência aos clientes”, explica Fernando Moura, Gerente de Venda e Marketing Serviços Conectados da GM.

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Estudo: Gatilhos inesperados em prompts de IA podem gerar código inseguro

Alerta para desenvolvedores no Brasil, estudo demonstra como o viés em modelos de IA pode introduzir vulnerabilidades em softwares críticos...
Security Report | Overview

Black Friday multiplica pontos cegos de Segurança nas empresas, alerta pesquisa

Corrida por performance e disponibilidade abre brechas justamente no maior pico de transações do ano
Security Report | Overview

Análise alerta que estreias de filmes podem ser usadas como iscas em golpes online

Pesquisa mostra que interesse em grandes lançamentos podem ser usados para aplicação de golpes de streaming e campanhas de phishing...
Security Report | Overview

Magalu Cloud conquista certificação de gestão de Segurança da Informação

Serviço de nuvem foi reconhecida com a ISO/IEC 27001; Magalu Cloud divulga o teste que comprova a confidencialidade e integridade...