Embasa acelera transformação digital e aposta em conectividade segura fim a fim

A companhia apresentou sua estratégia de modernização da infraestrutura de TI, com foco em Segurança, escalabilidade e alta disponibilidade para atender milhões de cidadãos baianos. Este case foi apresentado durante o Security Leaders Salvador 2025

Compartilhar:

A Empresa Baiana de Saneamento e Água (Embasa) tem entre seus grandes objetivos oferecer esses serviços essenciais aos cidadãos de forma estável e segura por meio de soluções digitalizadas. Entretanto, desafios envolvendo a constância da conectividade após mudanças em sua estrutura exigiram que a companhia focasse em uma estrutura de rede fim a fim que mantivesse a infraestrutura crítica protegida.

 

Conforme explica o Gerente de TI da Embasa, Márcio Maia, a provedora de saneamento precisou rever toda a sua estratégia de TI a partir de 2019, quando optou por apartar sua rede da usada pelo governo estadual. Porém, com a chegada da Pandemia de COVID-19 anos depois, diversas vulnerabilidades na rede interna foram expostas, criando cenários de longas instabilidades dos sistemas.

 

“Tínhamos localidades que ficaram até seis meses sem conexão estável, porque o provedor não conseguia resolver as questões técnicas. Como somos responsáveis pelo saneamento de mais de 360 municípios e 600 localidades, precisávamos acelerar nossa transformação digital para dar conta da crescente demanda dos serviços online”, disse o especialista, durante o Security Leaders Salvador 2025.

 

Para responder a esse desafio, a Embasa planejou uma sólida mudança no seu ecossistema de conectividade, com Segurança fim-a-fim. Por meio de sua parceria com a Fortinet e a TLD, a companhia alinhou o monitoramento da rede com escalabilidade e Inteligência de dados. Ao mesmo tempo em que as soluções de conexão 5G asseguraram disponibilidade, múltiplas camadas de proteção garantiram resiliência ao sistema.

 

Além disso, as parceiras explicam que foi implementado uma estrutura de Firewall, SOC, SIEM e WAF, para ampliar a visibilidade sobre incidentes e reforçar a proteção contra ameaças cibernéticas. “Não se trata apenas de conectividade. É um ecossistema completo, que garante escalabilidade, Segurança e gestão inteligente de toda a operação”, destacou Diane Serpa, gerente regional de contas da Fortinet.

 

O novo modelo também já é capaz de posicionar bons resultados: Além de reduzir custos da infraestrutura de SI,com centenas de contratos descentralizados, a Embasa passou a contar com maior resiliência e rapidez na recuperação de falhas. Reduzindo o tempo médio de interrupções por indisponibilidade ou incidente.

 

“O cidadão precisa ter confiança ao acessar um serviço digital, seja para emitir uma segunda via ou registrar uma solicitação. E os colaboradores também precisam de segurança e estabilidade no dia a dia. Esse é o pilar que estamos consolidando”, complementou o Coordenador de TI da Embasa, Márcio Braga.

 

O Security Leaders cruzou nove capitais de norte a sul do Brasil, apresentando estudos de caso com clientes regionais e painéis de debates de alto nível para a comunidade de SI espalhada pelo país. Agora, nos próximos dias 22 e 23 de outubro, haverá o Congresso Security Leaders Nacional, que reunirá todas as grandes lideranças de Cyber do país no WTC, em São Paulo. As inscrições estão abertas e disponíveis gratuitamente para os usuários de tecnologia por este link.

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

2026 no radar do CISO: da defesa reativa à segurança estratégica

Entre inovação com Inteligência Artificial, gestão de terceiros e resiliência, a agenda dos CISOs avança para um modelo de Segurança...
Security Report | Destaques

Como a tríade IA, regulação e gestão de terceiros impactou a SI em 2025

Com a IA generativa elevando o patamar das ameaças e o novo Marco Legal exigindo governança sem precedentes, em 2025,...
Security Report | Destaques

Indivíduo é condenado a 9 anos de prisão por DDoS contra o TJ-RS

Incidente se deu em março deste ano, quando o acesso externo ao eProc, sistema que permite o acompanhamento de processos...
Security Report | Destaques

Ciberataque impacta serviços essenciais da prefeitura de São João da Ponte (MG)

Informações recebidas pelo portal G1 e pelo Estado de Minas dão conta de que o município teve parte de seus...