A Trend Micro Brasil foi escolhida pela healthtech dr.consulta para proteger sua plataforma proprietária e afastar o risco de ransomware. A busca por soluções mais robustas surgiu após um direcionamento do conselho de administração e do aumento de ataques às empresas do setor de saúde.
“Nosso modelo assistencial é alavancado por tecnologias proprietárias e por isso entregamos atendimento de qualidade a baixo custo. Entendemos que saúde é um dos dados mais sensíveis então precisamos manter o nosso ecossistema saudável”, explica Guilherme Bezzera Kato, CTO do dr.consulta.
Outro ponto destacado pelo executivo é o fato do dr.consulta ter diferentes perfis de colaboradores, o que exigiu o estabelecimento de um gigantesco road map de segurança e forte investimento na cultura organizacional. “Havia pouca consciência dos riscos de segurança, então fizemos campanhas de fishing, aplicamos uma série de simulações e divulgamos internamente as táticas utilizadas pelos invasores”, detalha.
Guilherme Kato explica, ainda, que a ampliação do modelo de negócio – com a oferta de planos de saúde por meio da parceria firmada com a cuidar.me – também influenciou na escolha de uma plataforma de segurança mais robusta. “Temos uma jornada muito customizada para os pacientes, os médicos e os operadores de saúde, com uma série de sistemas preditivos, que nos dá essa eficiência para gerar oferta, com o uso de algoritmo e inteligência artificial no centro médico, com prontuário guiado por dados, e percebemos que precisávamos elevar o nível de segurança dos servidores e endpoints, ainda mais agora com a ampliação do negócio”, acrescenta.
O dr.consulta utiliza as soluções Trend Micro Cloud One Conformity, projetada para oferecer proteção aos principais ambientes baseados em nuvem incluindo aplicativos, servidores, workloads, armazenamento de arquivos, containers e gerenciamento de postura de segurança na nuvem (CSPM), e também o Apex One as a Service, que oferece detecção, resposta e investigação de ameaças em um só agente.
O diretor de Vendas da Trend Micro Brasil, Cesar Cândido, disse que a área de atuação do dr.consulta requer cuidados dobrados. “Com a pandemia, cresceram os ataques do tipo ransomware, de sequestro de dados, contra empresas de saúde. Além do impacto da paralisação do serviço, um vazamento é extremamente crítico, porque tudo é dado sensível neste setor. Então é preciso minimizar os riscos ao máximo”, recomenda.