Domestilar aposta em plataformas unificadas para proteger operações

Rede de varejo da região Norte do Brasil utiliza Firewalls de Próxima Geração da SonicWall, bem como solução TotalSecure Email e métodos de proteção remota para defender lojas, portal B2C, Centros de Distribuição e sede administrativa contra ataques digitais

Compartilhar:

Contando com 10 lojas, dois Centros de Distribuição totalmente automatizados – um focado em móveis, outro em eletroeletrônicos – e uma sede administrativa, a Domestilar oferece serviços digitais a 500 de seus 900 colaboradores e possui mais de 200.000 clientes cadastrados em suas bases de dados.Ela se destaca também por sua jornada de alinhamento à LGPD, algo crítico para uma empresa comprometida com a privacidade dos dados de clientes, colaboradores e parceiros.

O acelerado crescimento exigia que a empresa contasse com uma infraestrutura de TI e de cibersegurança preparada para suportar esta expansão. Por isso a companhia anunciou as conquistas atingidas com o uso de soluções da SonicWall para manter toda a superfície de risco protegida, desde e-mails até operações de trabalho remoto.


“Utilizamos a inteligência SonicWall para proteger nossa rede, os acessos remotos, o portal B2C e o nosso servidor de e-mail. Essas soluções são complementadas por ações internas para elevar a maturidade da cultura de segurança. Trabalhamos de forma proativa para aumentar a conscientização dos usuários finais a respeito da importância dos controles de segurança”, explica Maurício Bentes, Líder da TI da Domestilar.

A família de firewalls de Próxima Geração SonicWall NSa em HA (Alta Disponibilidade) está instalada nos dois data centers on-premises da instituição – um DC na Centro Tecnológico, outro DC em um dos Centros de Distribuição. “Esses firewalls são a base da segmentação da nossa rede, uma para acessos internos, outra para a Internet (borda da rede), com acesso exclusivo a partir da matriz”, detalha Bentes.



O firewall apresenta recursos como filtro de conteúdo, antivírus, VPN e inspeção de tráfego. Para Junior Mendes, Analista de Redes Sênior da Domestilar, as operações de rede ficaram muito mais simplificadas com a implementação da solução SonicWall, com configurações avançadas sendo ativadas de forma rápida pela interface web.



“Trazer esses elementos para a nossa rede gerou avanços significativos para a nossa segurança, criando uma camada extra em nossos ativos. O poder de detecção de objetos maliciosos do firewall nos trouxe tranquilidade, permitindo o acompanhamento em tempo real dos serviços no dashboard da aplicação SonicWall”.

Aderência entre o Microsoft Active Directory e a plataforma SonicWall

Usuária de soluções Microsoft, a Domestilar explorou a integração entre o AD (Active Directory) e a plataforma SonicWall para configurar os appliances SonicWall. O AD é a base de dados com a configuração de direitos e proibições de acesso dos usuários.



A aderência entre as tecnologias SonicWall e Microsoft facilita a automação de todos os processos de segurança, transportando para a plataforma SonicWall as políticas de acesso cadastradas inicialmente no AD. Isso permitiu que a empresa implementasse uma política única de acesso. 

Outra conquista obtida com o uso da inteligência SonicWall é a adição de novas camadas de segurança ao servidor de e-mails da Domestilar, uma plataforma própria que roda nos data centers da empresa. A solução opera a partir das políticas de segurança da empresa e conta com recursos AntiSpam, antivírus e antiphishing. 



“O acesso ao servidor de e-mail passa, agora, pelo SonicWall Advanced TotalSecure Email, que garante a integridade de uma plataforma crítica para os nossos negócios. Isso é feito sem causar atrito ao usuário final”, explica Bentes.

Acesso remoto seguro desde antes da pandemia

A inovadora cultura digital da Domestilar é baseada, também, na solução de acesso remoto seguro SonicWall SMA 500V. Seu papel é orquestrar todo a acesso remoto aos sistemas corporativos dos profissionais da Domestilar trabalhando em home office.



“Com a adoção do SMA 500V, mais uma vez fomos pioneiros em Macapá, desta vez na entrega de acesso remoto para nossos usuários. Isso foi feito antes da pandemia – quando a crise sanitária começou, em março de 2020, tínhamos tudo em mãos para prover a conexão via VPNs seguras entre profissionais em home office e nosso ambiente corporativo”, detalha Junior Mendes, Analista de Redes Sênior da Domestilar.



Inicialmente o SMA 500V foi usado por atendentes do contact center da empresa – com a pandemia, esse grupo passou a incluir, também, os diretores. Esse avanço garantiu a agilidade dos negócios da Domestilar em um período em que muitas organizações brasileiras tiveram de se reinventar para seguir operando.

Para chegar a resultados como estes, o time de TI e Segurança da Domestilar precisou realizar uma mudança em seu ambiente interno. Antes da entrada em cena da solução SonicWall, a empresa era usuária de um firewall baseado numa plataforma Open Source.



“Nossos planos de negócios exigiam uma plataforma avançada, que nos ajudasse a automatizar e gerenciar tarefas de segurança na velocidade de nosso crescimento”, detalha Mendes.  A solução de segurança Open Source demandava muitas horas/homens do time, não entregando a agilidade necessária.

Monitoramento a partir do NOC/SOC da Solus IT, parceira de negócios SonicWall

A Domestilar utilizou os serviços de consultoria em segurança da Solus IT – parceira de negócios da SonicWall Brasil na região Norte do Brasil – para estudar opções de firewalls. “A Solus IT já nos atendia há anos, sempre nos ajudando a resolver nossas demandas. É uma relação de parceria que agrega serviços técnicos e de dicas sobre inovação”, detalha Bentes, o líder de TI.



Os profissionais da Solus IT apresentaram a tecnologia SonicWall para o time da Domestilar. Ao final do dia, essa plataforma foi a escolhida. “A Solus IT e a SonicWall nos ofereceram uma proposta de valor atraente, tanto do ponto de vista técnico como comercial”.



Hoje, o time da Solus IT continua dando suporte para o ambiente SonicWall operando dentro da Domestilar, monitorando essa plataforma a partir de seu NOC/SOC e, quando necessário, realizando visitas ao cliente. Para Thiago Godinho, diretor da Solus IT, a Domestilar é um exemplo de sucesso em varejo físico e online na região Norte. “A empresa é referência em inovação e no bom atendimento ao cliente, sendo uma das marcas mais reconhecidas do mercado”.



Para Godinho, uma das razões para isso é a visão dos líderes da empresa, que sabem que, numa economia digital, alta disponibilidade de sistemas equivale à satisfação do cliente. “Processos perfeitamente azeitados são suportados por avançadas soluções digitais – isso vale dos POVs nos caixas das lojas aos coletores de dados no Centro de Distribuição. A inteligência SonicWall insere-se neste quadro, atuando 24×7 para reforçar a segurança dos dados da Domestilar”.


Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Tentativas de fraudes online atingem quase 60% dos brasileiros, revela pesquisa

Pesquisa revela que mais da metade dos brasileiros caem em golpes; Compras online e Pix concentram a maior quantidade de...
Security Report | Overview

IA agêntica exige CIOs com visão de RH

Artigo trata que IA agêntica surge como “nova colega de trabalho” nas empresas, exigindo dos CIOs uma gestão semelhante à...
Security Report | Overview

Setor de Educação mostra fortalecimento contra o ransomware em estudo

97% da vítimas do segmento recuperaram dados criptografados e pagamentos de resgate caíram drasticamente
Security Report | Overview

Relatório: Ciberataques globais seguem em níveis elevados e Brasil está entre os mais expostos

Os pesquisadores relatam que ataques cibernéticos globais atingiram o volume de quase 2.000 por semana por organização em agosto; no...