Documentos internos da CBF são adulterados por cibercriminosos

Incidente foi confirmado pela entidade máxima do futebol brasileiro no fim da última semana, que teria sido causado por uma intrusão à rede de dispositivos da instituição. Em nota veiculada no site oficial, a Confederação informou já estar em contato com as autoridades competentes e segue aprimorando os protocolos e sistemas de Cibersegurança

Compartilhar:

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), informou por meio de comunicado publicado em seu site oficial que foi alvo de um provável Ciberataque à rede de dispositivos internos. A ocorrência teria culminado com a exfiltração e adulteração de diversos documentos da entidade esportiva.

Ainda segundo a mensagem, os cibercriminosos teriam se apropriado da base de registros, visando posterior falsificação dos dados contidos ali, bem como fraude das documentações em si. A nota, entretanto, não informa como foi o processo de recuperação e resposta a incidentes, ou se algum tipo de dado sensível foi comprometido nesse processo.

Todavia, a CBF ressalta que a ação configura crimes previstos nos artigos154-A e 299 do Código Penal, e que, por isso, ela está em contato com as autoridades policiais competentes para tomarem as providências cabíveis. A Confederação ainda está movendo medidas proativas e imediatas internamente.

“A colaboração estreita com as autoridades visa a assegurar a adoção de todas as medidas cabíveis para a investigação e responsabilização dos criminosos envolvidos. Vale lembrar que a legislação pune o furto de documentos, a falsificação e a utilização por terceiros de tais registros”, continua o comunicado.

O informe da entidade esportiva encerra reafirmando seu compromisso com a integridade dos dados geridos e segue atuando em favor da resolução rápida do incidente. A CBF também diz manter revisões e atualizações periódicas de seus sistemas de Segurança visando se prevenir de futuros ataques.

A Security Report publica, na íntegra, nota veiculada pela CBF:

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vem informar que, apesar de contar com robustos mecanismos de proteção de dados, identificou nesta sexta-feira (01), outra provável intrusão criminosa em seus dispositivos conectados à rede da entidade.

Este ato resultou na subtração (furto) de alguns documentos, que, lamentavelmente, foram também alvo de falsificação/adulteração.

Na ação, os criminosos se apropriaram da base de documentos, que foram falsificados ou fraudados.

Tal comportamento criminoso configura, dentre outros, os crimes previstos nos artigos 154-A e 299 do Código Penal.

Diante dessa situação, a entidade está tomando medidas proativas e imediatas e notificando as autoridades policiais competentes para a adoção de todas as providências que a lei exige.

A colaboração estreita com as autoridades visa a assegurar a adoção de todas as medidas cabíveis para a investigação e responsabilização dos criminosos envolvidos. Vale lembrar que a legislação pune o furto de documentos, a falsificação e a utilização por terceiros de tais documentos.

Reforçamos nosso compromisso com a integridade dos dados e garantimos que estamos cooperando integralmente com as autoridades para a rápida resolução desse incidente.

Além disso, a CBF está periodicamente revisando e fortalecendo seus protocolos de segurança cibernética para prevenir futuros ataques e garantir a proteção adequada de nossos sistemas.



Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Proteção Olímpica: como Paris prepara a Cibersegurança para os Jogos

As ameaças cibernéticas atuais estão de olho na capital francesa durante o evento, com intenções financeiras e sociopolíticas. Autoridades nacionais...
Security Report | Destaques

Governo Federal alerta servidores sobre incidente de Segurança no ColaboraGov

Nesta mesma semana, o Ministério da Gestão e Inovação havia confirmado um ataque cibernético contra o Sistema Eletrônico de Informações...
Security Report | Destaques

Vivara confirma ataque de ransomware aos sistemas corporativos

Incidente teria acontecido no último mês de junho, sem causar impactos significativos nas operações cotidianas. Em nota endereçada ao mercado,...
Security Report | Destaques

Sistema de Informações do Ministério da Gestão sofre ataque cibernético

O Sistema Eletrônico de informações é responsável por gerir documentos e processos digitalizados, visando promover a eficiência administrativa. Em nota,...