Documentos internos da CBF são adulterados por cibercriminosos

Incidente foi confirmado pela entidade máxima do futebol brasileiro no fim da última semana, que teria sido causado por uma intrusão à rede de dispositivos da instituição. Em nota veiculada no site oficial, a Confederação informou já estar em contato com as autoridades competentes e segue aprimorando os protocolos e sistemas de Cibersegurança

Compartilhar:

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), informou por meio de comunicado publicado em seu site oficial que foi alvo de um provável Ciberataque à rede de dispositivos internos. A ocorrência teria culminado com a exfiltração e adulteração de diversos documentos da entidade esportiva.

Ainda segundo a mensagem, os cibercriminosos teriam se apropriado da base de registros, visando posterior falsificação dos dados contidos ali, bem como fraude das documentações em si. A nota, entretanto, não informa como foi o processo de recuperação e resposta a incidentes, ou se algum tipo de dado sensível foi comprometido nesse processo.

Todavia, a CBF ressalta que a ação configura crimes previstos nos artigos154-A e 299 do Código Penal, e que, por isso, ela está em contato com as autoridades policiais competentes para tomarem as providências cabíveis. A Confederação ainda está movendo medidas proativas e imediatas internamente.

“A colaboração estreita com as autoridades visa a assegurar a adoção de todas as medidas cabíveis para a investigação e responsabilização dos criminosos envolvidos. Vale lembrar que a legislação pune o furto de documentos, a falsificação e a utilização por terceiros de tais registros”, continua o comunicado.

O informe da entidade esportiva encerra reafirmando seu compromisso com a integridade dos dados geridos e segue atuando em favor da resolução rápida do incidente. A CBF também diz manter revisões e atualizações periódicas de seus sistemas de Segurança visando se prevenir de futuros ataques.

A Security Report publica, na íntegra, nota veiculada pela CBF:

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vem informar que, apesar de contar com robustos mecanismos de proteção de dados, identificou nesta sexta-feira (01), outra provável intrusão criminosa em seus dispositivos conectados à rede da entidade.

Este ato resultou na subtração (furto) de alguns documentos, que, lamentavelmente, foram também alvo de falsificação/adulteração.

Na ação, os criminosos se apropriaram da base de documentos, que foram falsificados ou fraudados.

Tal comportamento criminoso configura, dentre outros, os crimes previstos nos artigos 154-A e 299 do Código Penal.

Diante dessa situação, a entidade está tomando medidas proativas e imediatas e notificando as autoridades policiais competentes para a adoção de todas as providências que a lei exige.

A colaboração estreita com as autoridades visa a assegurar a adoção de todas as medidas cabíveis para a investigação e responsabilização dos criminosos envolvidos. Vale lembrar que a legislação pune o furto de documentos, a falsificação e a utilização por terceiros de tais documentos.

Reforçamos nosso compromisso com a integridade dos dados e garantimos que estamos cooperando integralmente com as autoridades para a rápida resolução desse incidente.

Além disso, a CBF está periodicamente revisando e fortalecendo seus protocolos de segurança cibernética para prevenir futuros ataques e garantir a proteção adequada de nossos sistemas.



Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

“O maior inimigo da Segurança é a conveniência”, diz presidente da Genetec

Na visão de Pierre Racz, controles desajustados de Cibersegurança e de Segurança Corporativa podem ser burlados se a fricção com...
Security Report | Destaques

Hackers do bem: esse profissional já conquistou espaço nos times de SI?

Diante do aumento e sofisticação de ataques cibernéticos, a demanda por especialistas que atuam para encontrar vulnerabilidades e auxiliar os...
Security Report | Destaques

Crise com software espião reabre discussões sobre Ciberespionagem no Brasil

Desde a última semana, as autoridades federais têm movido processos e ações de investigação com vistas a entender a extensão...
Security Report | Destaques

ATUALIZADO: Linha do tempo destaca ataques mais recentes

Painel de incidentes foi atualizado com os casos envolvendo o Esporte Clube Vitória, a Assembleia Legislativa de Roraima, os serviços...