Distribuidora de petróleo na Alemanha é vítima de ataque cibernético

Segundo nota divulgada, uma investigação está em andamento, juntamente com especialistas externos e com as autoridades competentes. Todos os terminais continuam operando com segurança

Compartilhar:

As empresas, Oiltanking GmbH Group e revendedor de óleo mineral Mabanaft GmbH & Co. KG Group, revelaram que descobriram em 29 de janeiro que foram atingidas por um ataque cibernético que interrompeu seus sistemas de TI e cadeia de suprimentos.

 

Um porta-voz comenta que a subsidiária alemã da petrolífera, conseguiu “redirecionar para depósitos alternativos de abastecimento por enquanto”. Em declaração conjunta, a Oiltanking e a Mabanaft comentam que estão trabalhando para resolver o problema o mais rápido possível e entender todo o seu escopo.

 

“Estamos realizando uma investigação completa, juntamente com especialistas externos e colaborando estreitamente com as autoridades competentes. Todos os terminais continuam operando com segurança”, diz comunicado.

 

Os terminais da Oiltanking Deutschland GmbH & Co. KG, que é uma unidade da Mabanaft, estão operando com capacidade limitada e declararam força maior, assim como a Mabanaft Deutschland GmbH & Co. KG para a maioria de suas atividades de abastecimento terrestre na Alemanha.

 

Fernando de Falchi, gerente de Engenharia de Segurança da Check Point, avalia a tendência cada vez mais forte de ataques de ransomware contra infraestruturas críticas. Para Falchi, os cibercriminosos miram na dor das pessoas para atingi-las.

 

“O recente ataque cibernético ao Oiltanking Deutschland ressalta uma clara tendência de grupos de ransomware visando as infraestruturas críticas. Em 2021, o setor global de serviços públicos (Utilities) viu um aumento impressionante de 274% no número médio de ataques semanais às organizações deste setor em comparação com 2020, de acordo com o último relatório de segurança da Check Point Research (CPR)”, destaca executivo.

 

Para Fernando, a escolha por atacar a Oiltanking Deutschland foi altamente estratégica por parte dos cibercriminosos, já que eles estão procurando um efeito bola de neve.

 

“Os preços do gás podem rapidamente sair do controle. O dia-a-dia das pessoas pode ser afetado. Tudo isso pode agravar a pressão sem precedentes sobre as vítimas do ransomware para cederem e atenderem às demandas do cibercriminoso por trás do ataque à Oiltanking Deutschland. Recomendo enfaticamente aos usuários que aprendam e se conscientizem sobre como prevenir o ransomware. Eduque seus funcionários; instale medidas de segurança. E seja mais vigilante nos fins de semana e feriados, pois os grupos de ransomware gostam de tirar vantagem durante esses períodos”, finaliza Falchi.

 

*Com informações da Agência Reuters 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

43% dos profissionais de SI apontam tensões geopolíticas como risco para ambientes ciberfísicos

Pesquisa global revela como as organizações estão navegando por um cenário econômico incerto para proteger infraestruturas críticas
Security Report | Overview

Vulnerabilidades expõem riscos em sistemas corporativos amplamente utilizados, revela pesquisa

Análise aponta que casos recentes envolvendo Google, Cisco, VMware, QNAP e Microsoft mostram que vulnerabilidades seguem sendo o principal vetor...
Security Report | Overview

Líderes de SI veem sistemas protegidos, mas falsa sensação de Segurança permanece, diz análise

Pesquisa mostra as lacunas críticas em processos, pessoas e tecnologias na segurança corporativa das empresas latino-americanas. Alta confiança dos líderes...
Security Report | Overview

Governança e transparência são essenciais para o implementação da IA na Administração Pública, afirma Diretor da ANPD

Especialista reforça a importância de mecanismos de governança e transparência para que o potencial da inteligência artificial seja plenamente alcançado,...