Diego Mileski acaba de anunciar um novo desafio em sua carreira profissional. Após 2 anos atuando no Banco Votorantim, o executivo continuará no mesmo segmento, mas agora na MaisTODOS, organização de Serviços Financeiros e com sede em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.
Em entrevista concedida à Security Report, o executivo reforça que sua atuação será pautada principalmente na análise de comportamento fraudulento em transações financeiras, além da prevenção de fraudes cibernéticas. A MaisTODOS possui uma estrutura de Cyber Security robusta e com altos investimentos em pessoas e tecnologias, o que chamou atenção do executivo para o novo desafio.
“A área de Segurança da Informação representa um departamento extremamente estratégico para a companhia. Para se ter uma ideia, a área de SI e Prevenção responde diretamente ao VP da companhia”, diz o executivo.
Os pilares estratégicos como gestão de risco e prevenção a fraudes foram os que mais chamaram atenção de Mileski para o novo cargo. “Agradeço a MaisTODOS, nosso Vice-Presidente Vinicius Arruda e à Security Report pela oportunidade de falar sobre essa nova fase da minha vida”, diz. Ele acrescenta que a estrutura de plano de carreira também foi um ponto decisor, com trilha de aprendizado através do REFUTURIZA, uma plataforma de educação e empregabilidade da companhia.
A carreira do profissional de Segurança
A liderança no setor de Cyber Security evoluiu consideravelmente nos últimos anos. Hoje, o CISO é um profissional em destaque dentro das organizações. Mileski lembra que chegar na liderança de Segurança foi um caminho natural e muito importante ao longo da sua trajetória profissional. “Aprendi com cada liderança e colaborador como evoluir com o papel de líder. Acredito que, para traçar esse caminho, o profissional deve ter em seu DNA a gestão de pessoas com foco no profissional e não ser apenas um chefe”, completa o executivo.
Ainda sobre a atuação dessa figura, o executivo comenta que os profissionais desse segmento devem superar alguns desafios. É importante ser um líder curioso, estudioso e possuir conhecimento técnico. Com isso, em sua avaliação, não basta apenas gerir os times, mas liderar e participar ativamente de projetos estratégicos junto à diretoria.
Vale ressaltar que a escassez de mão de obra qualificada em Segurança tem se tornado algo crítico, mas se depender de Diego Mileski, um espaço será dedicado para auxiliar outros colaboradores do seu time a se capacitar e ampliar os horizontes. “Caso o profissional queira seguir como líder e estiver em seu plano de carreira, sempre terá espaço no meu time. Tenho realizado um trabalho importante de capacitação de profissionais de Tecnologia da Informação para Segurança Cibernética”, ressalta. Na visão do executivo, esse trabalho tem sido importante para empregabilidade e qualificação de profissionais. Vários profissionais capacitados por ele estão na liderança de Segurança da Informação em outras organizações.
Diego Mileski é um gestor com vasta experiência no gerenciamento de pessoas, Tecnologia e Segurança da Informação. É Graduado em Sistemas da Informação, M.B.I.S em Segurança da Informação, M.B.A em Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e M.B.A em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade de São Paulo (USP), além de membro da ANPPD (Associação Nacional dos Profissionais de Privacidade de Dados).