Dicas para fortalecer a segurança do seu negócio durante o Natal

Entre as tentativas de fraude, o Natal ocupa o 4º lugar, com 16% de ações fraudulentas, atrás somente das compras cotidianas (55%), Black Friday (22%) e datas comemorativas como o Dia das Mães ou dos Pais. Glauco Sampaio, Superintendente de Privacidade, Prevenção e Segurança da Cielo, destaca alguns cuidados aos usuários durante a data comercial

Compartilhar:

Faltando uma semana para o Natal e já caminhando para o fim de 2022, estamos no período mais aguardado pelo varejo. Nessa época do ano é esperado que o número de ofertas para diversos produtos e serviços aumente consideravelmente e, neste ano, acontecerá uma semana após o final da Copa do Mundo, o que deve impulsionar as vendas.

 

Com o alto número de ofertas, é necessário que as empresas e meios de pagamentos fiquem atentos aos golpes em compras online. Em 2022, até setembro, a Unico registrou mais de 3,3 milhões de tentativas de fraude. O que deve ligar um sinal de alerta para os varejistas durante o Natal.

 

Entre as tentativas de fraude, o Natal ocupa o 4º lugar no período em que mais foram registradas tentativas de fraude, com 16% de ações fraudulentas, atrás somente das compras cotidianas (55%), Black Friday (22%) e datas comemorativas como o Dia das Mães ou dos Pais.

 

Diante desse contexto, Glauco Sampaio, Superintendente de Privacidade, Prevenção e Segurança da Cielo, separou 5 dicas para evitar fraudes durante a data comercial.

 

1) Conheça os diferentes tipos de fraudes

 

Faça um mapeamento dos diferentes tipos de fraude. Com a chegada do Pix, existem novos mecanismos para que os golpistas tirem proveito das falhas nos sistemas de pagamento. Desde usar dados falsos, até o chargeback – prática em que o golpista alega não ter feito a transação para o banco e afirma que os seus dados foram roubados – é necessário saber o que estão fazendo para ver as melhores formas de proteger seu negócio.

 

2) Cuidado com cópias falsas do seu site

 

No ambiente online, é importante verificar se o site da sua empresa apresenta o selo de certificação de segurança. Sites que possuem o endereço inicial “https” possuem esse certificado e não apresentam riscos aos dados de cartões. Faça uma varredura online para se certificar de que não existem golpistas agindo no nome da sua empresa, a cada ano que passa aumenta o número de sites falsos se passando por empresas consolidadas no mercado, todo cuidado é necessário para não prejudicar o nome do negócio.

 

3) Faça o registro formal da venda

 

A emissão da nota fiscal do pedido – onde devem constar informações como modelo, marca, cor, valor e data da compra, além de dados do estabelecimento e do cliente – garante o controle preciso da entrada e saída de mercadorias.

 

4) Invista em segurança

 

Para quem já tem uma loja virtual, sistemas de pagamento que oferecem soluções de inteligência artificial e ferramentas antifraude que analisam o comportamento de compra dos consumidores dentro e fora do mundo digital, vêm se tornando aliados cada vez mais indispensáveis. É importante lembrar que a alta demanda da Black Friday vem acompanhada de uma alta em fraudes, portanto preservar os ganhos evitando perdas é a melhor estratégia para aproveitar a data e ver crescimento real no faturamento.

 

5) Estruture seus meios de pagamento

 

Oferecer meios de pagamento confiáveis e estruturados para realizar vendas diminui significativamente a possibilidade de fraude. Notas promissórias, transferências diretas que não envolvam intermediação de Pix e cheques aumentam as oportunidades de fraude.

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Nova onda de ciberataques revela avanço da engenharia social, alerta pesquisa

Estudo aponta a nova técnica de phishing, denominada FileFix, já é usada em campanhas reais e permite execução de malwares...
Security Report | Overview

48% dos líderes do setor de ciências da vida utilizam IA para Cibersegurança, afirma estudo

Security Report | Overview

Atuação do grupo de cibercriminosos persiste apesar de operação internacional, alerta pesquisa

Alerta de especialistas afirmam que grupo de cibercriminosos ainda está ativo apesar da operação internacional de busca dos envolvidos
Security Report | Overview

Mais de 12 milhões de smartphones foram alvo de ciberataques, aponta estudo

Entre janeiro e março deste ano, foi registrado um crescimento de 27% em arquivos maliciosos detectados, em comparação com o...