Dicas para fortalecer a segurança do seu negócio durante o Natal

Entre as tentativas de fraude, o Natal ocupa o 4º lugar, com 16% de ações fraudulentas, atrás somente das compras cotidianas (55%), Black Friday (22%) e datas comemorativas como o Dia das Mães ou dos Pais. Glauco Sampaio, Superintendente de Privacidade, Prevenção e Segurança da Cielo, destaca alguns cuidados aos usuários durante a data comercial

Compartilhar:

Faltando uma semana para o Natal e já caminhando para o fim de 2022, estamos no período mais aguardado pelo varejo. Nessa época do ano é esperado que o número de ofertas para diversos produtos e serviços aumente consideravelmente e, neste ano, acontecerá uma semana após o final da Copa do Mundo, o que deve impulsionar as vendas.

 

Com o alto número de ofertas, é necessário que as empresas e meios de pagamentos fiquem atentos aos golpes em compras online. Em 2022, até setembro, a Unico registrou mais de 3,3 milhões de tentativas de fraude. O que deve ligar um sinal de alerta para os varejistas durante o Natal.

 

Entre as tentativas de fraude, o Natal ocupa o 4º lugar no período em que mais foram registradas tentativas de fraude, com 16% de ações fraudulentas, atrás somente das compras cotidianas (55%), Black Friday (22%) e datas comemorativas como o Dia das Mães ou dos Pais.

 

Diante desse contexto, Glauco Sampaio, Superintendente de Privacidade, Prevenção e Segurança da Cielo, separou 5 dicas para evitar fraudes durante a data comercial.

 

1) Conheça os diferentes tipos de fraudes

 

Faça um mapeamento dos diferentes tipos de fraude. Com a chegada do Pix, existem novos mecanismos para que os golpistas tirem proveito das falhas nos sistemas de pagamento. Desde usar dados falsos, até o chargeback – prática em que o golpista alega não ter feito a transação para o banco e afirma que os seus dados foram roubados – é necessário saber o que estão fazendo para ver as melhores formas de proteger seu negócio.

 

2) Cuidado com cópias falsas do seu site

 

No ambiente online, é importante verificar se o site da sua empresa apresenta o selo de certificação de segurança. Sites que possuem o endereço inicial “https” possuem esse certificado e não apresentam riscos aos dados de cartões. Faça uma varredura online para se certificar de que não existem golpistas agindo no nome da sua empresa, a cada ano que passa aumenta o número de sites falsos se passando por empresas consolidadas no mercado, todo cuidado é necessário para não prejudicar o nome do negócio.

 

3) Faça o registro formal da venda

 

A emissão da nota fiscal do pedido – onde devem constar informações como modelo, marca, cor, valor e data da compra, além de dados do estabelecimento e do cliente – garante o controle preciso da entrada e saída de mercadorias.

 

4) Invista em segurança

 

Para quem já tem uma loja virtual, sistemas de pagamento que oferecem soluções de inteligência artificial e ferramentas antifraude que analisam o comportamento de compra dos consumidores dentro e fora do mundo digital, vêm se tornando aliados cada vez mais indispensáveis. É importante lembrar que a alta demanda da Black Friday vem acompanhada de uma alta em fraudes, portanto preservar os ganhos evitando perdas é a melhor estratégia para aproveitar a data e ver crescimento real no faturamento.

 

5) Estruture seus meios de pagamento

 

Oferecer meios de pagamento confiáveis e estruturados para realizar vendas diminui significativamente a possibilidade de fraude. Notas promissórias, transferências diretas que não envolvam intermediação de Pix e cheques aumentam as oportunidades de fraude.

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Itaú Unibanco lança campanha nacional de Marketing sobre Segurança e fraudes

Filmes serão exibidos na programação da TV Globo; campanha faz parte da estratégia para posicionamento do Itaú como banco referência...
Security Report | Overview

Brasil é uma das principais origens de ataques de DoS, aponta levantamento

Relatório da ISH Tecnologia também apresenta tentativas de logins mais usadas por criminosos, entre outros dados
Security Report | Overview

27% dos ataques cibernéticos na América Latina miram infraestrutura crítica

Pesquisa da Kaspersky também revela problemas no setor de transporte e manufatura
Security Report | Overview

Paris 2024: pesquisa revela que os Jogos estão em alto risco de ciberataques

De acordo com a Unit 42, os ciberataques são as principais ameaças ao evento esportivo mais importante do ano, com...