Demanda por gestão de identidade impulsiona mercado de cibersegurança na América Latina

Um número cada vez maior de empresas brasileiras e mexicanas vem considerando a governança de identidades como um fator crítico de sucesso aos negócios

Compartilhar:

A SailPoint Technologies Holdings vem se expandindo no mercado latino-americano, com o compromisso de contribuir para que as empresas da região contem com a segurança das identidades digitais como base para seus negócios. Em 2020, a pandemia COVID-19 exigiu que as empresas adaptassem seu cotidiano ao trabalho remoto de modo muito rápido, evidenciando o valor da identidade como fator essencial a seus negócios – no Brasil e no México assim como em todo o mercado internacional.

 

As novas condições de trabalho aceleraram, este ano, a transformação digital, demonstrando claramente que a tecnologia é chave para as operações corporativas, e que não se pode usar a tecnologia sem segurança das identidades. As mais conceituadas empresas de análise de mercado reconhecem a SailPoint como líder em governança de identidades.

 

Isso se deve fundamentalmente ao compromisso da SailPoint com uma plataforma SaaS (Software as a Service) de classe empresarial, capaz de automatizar integralmente a governança e gerenciamento das identidades de todos os usuários e seus direitos a dados e serviços em nuvem. Dessa forma, é possível às empresas oferecerem acesso à força de trabalho com confiança, garantir escalabilidade à proteção dos ativos de negócio, e assegurar o cumprimento das leis e normas a que estão sujeitas as empresas.

 

Com a pandemia, a força de trabalho remoto, em muitas empresas, passou instantaneamente para 100% de seus funcionários. E foi preciso dar a eles acesso a tudo o que precisavam para realizar seu trabalho. Nem mais, nem menos. Mais, compromete a segurança, ferindo até regras de governança e compliance; menos, impediria a correta realização de tarefas.

 

“As pessoas são o elo mais fraco na segurança cibernética, e não deixarão de representar um risco para as empresas. Essa é a razão que leva a área de TI a despender tempo e esforços gerenciando as identidades. Além disso, é preciso considerar o tempo necessário para integrar os funcionários de forma segura e eficiente – já que os líderes de TI precisam de visibilidade e controle ininterruptos sobre o acesso aos aplicativos confidenciais ou sensíveis da organização. Tudo se resume a definir com precisão quem tem acesso, quem deveria ter e como esse acesso é utilizado”, comenta Leonardo Scudere, diretor regional da SailPoint para a América Latina.

 

Ele aponta que a Inteligência Artificial e o Aprendizado de Máquina vêm ganhando importância no mundo da identidade: “um número cada vez maior de empresas e líderes de TI reconhecem existirem áreas em seu programa de governança de identidade que podem e devem ser automatizadas; assim, um programa com a IA já integrada a ele está um passo à frente no que toca à segurança”, completa Scudere.

 

Organizações que dependem exclusivamente de gerenciamento de acesso e autenticação para administrar identidades são mais suscetíveis ao super-provisionamento e a riscos ocultos de segurança. Gerenciar o acesso à tecnologia em toda a empresa significa ir além da simples concessão. Hoje, a proteção de uma força de trabalho digital requer o cuidadoso equilíbrio entre permitir acesso e protegê-lo.

 

A plataforma SailPoint Predictive Identity proporciona um rápido retorno do investimento ao oferecer segurança a todos os aplicativos, dados e nuvens de diferentes provedores. Nossa plataforma permite, por exemplo, examinar contas super-provisionadas mediante análises e certificações de acesso automatizadas, identificando permissões fora do esperado – até então não descobertas e constituindo fatores de riscos – por meio de informações e relatórios inteligentes capazes de auxiliar os responsáveis pela aprovação às permissões de acesso a concedê-las com segurança.

 

Scudere enumera ainda vantagens como a mudança centralizada de políticas de acesso para grandes populações, automatização de provisionamento e desprovisionamento de acesso de funcionários, autoatendimento e gerenciamento de senhas 24 x7. “Essas características vêm permitindo que as equipes latino-americanas de TI assumam novas iniciativas com maior agilidade e segurança. Desde nossa chegada ao México, há três anos, e ao Brasil há quase dois, a SailPoint tem se concentrado em fornecer às organizações inteligência para que possam tomar, com eficiência e segurança, decisões no que se refere a identidades”, conclui.

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Novo malware finge ser assistente de IA para roubar dados de brasileiros, afirma relatório

Pesquisa revela que golpistas estão usando anúncios no Google e um aplicativo falso de IA (DeepSeek) para instalar programa que...
Security Report | Overview

Brasil está entre os dez países com mais ameaças de malware, afirma pesquisa

Relatório indica nações que devem tomar precauções extras para tornar os sistemas corporativos mais resilientes contra ataques como ransomware
Security Report | Overview

Fraudes com Pix e QR Code crescem na América Latina, aponta pesquisa

Levantamento mostra as principais táticas utilizadas e os tipos de vulnerabilidades exploradas por criminosos ao realizarem fraudes financeiras em países...
Security Report | Overview

Malware disfarçado em DeepSeek e WPS Office é identificado em nova campanha

Relatório mostra uma nova campanha de ciberataques que usa malware disfarçado de outros sites para o roubo de dados confidenciais,...