Poisoned AI: de heroína à aliada do cibercrime

A expansão da Inteligência Artificial trouxe avanços significativos, mas também novos riscos, como o envenenamento de dados. Executivos da Thales e da Eval discutirão esse tema no Security Leaders Nacional, em outubro, focando na proteção de dados críticos. As inscrições estão abertas

Compartilhar:

O Data poisoning, processo de contaminação de dados alimentadores da Inteligência Artificial para comprometer a integridade da ferramenta, tornou-se um grande desafio da atualidade. O envenenamento de dados é um dos pontos altos de preocupações para companhias dependentes dessa tecnologia e para os Líderes de SI responsáveis pela proteção dos dados.

 

A Inteligência Artificial Generativa gerou um enorme impacto desde que veio a público entre 2022 e 2023. Desde então, organizações aceleraram suas atividades a partir da implementação da GenAI e as ameaças cibernéticas se sofisticaram com ataques mais precisos e perigosos. Isso fica evidente com a disseminação do método envenenamento de dados.

 

Com diversas companhias utilizando a IA regularmente, tornou-se interessante aos cibercriminosos danificarem a integridade da tecnologia ao injetar informações erradas ou conflituosas em sua base de treinamento. Isso faz com que a linguagem ofereça respostas ruins para os usuários, interferindo negativamente no comportamento da companhia.

 

Esse risco está cada vez mais no radar de players e clientes da Indústria Cyber. Os especialistas da Thales e da Eval consideram ser importante que o mercado monitore ativamente e proteja sua rede de dados e soluções de produção, como forma de evitar impactos negativos às atividades. Nesse processo, ter visibilidade sobre a base de dados é fundamental.

 

As duas empresas tratarão desses temas em sua agenda de apresentações no Security Leaders Nacional, marcado para 23 e 24 de outubro, em São Paulo. No segundo dia, o Diretor de Data Security Brasil e SOLA da Thales, Abílio Branco, debaterá com Líderes de Segurança e outros C-Levels a evolução do data poisoning e as estratégias de defesa dos dados críticos.

 

Segurança de aplicações e segredos

Assim como a Inteligência Artificial, outro tema crítico para a produtividade dos negócios é a proteção de APIs, dada a expansão acelerada desses recursos sem o acompanhamento adequado da SI. Esse movimento pode impactar tanto na integridade da proteção quanto no relacionamento entre Segurança e Desenvolvimento.

 

Por isso, no mesmo dia 24, os representantes da Thales e da Eval participarão de uma mesa redonda fechada com CISOs para tratar dessa dor, focados na proteção sem fronteiras e Segurança das aplicações, do desenvolvimento à implementação. O debate ainda tratará de SI proativa, inovação com proteção de dados e uso da IA para aprimorar o ciclo de aplicações.

 

A participação da parceria no SL Nacional se encerra com a apresentação na Trilha Técnica, às 10h20 do dia 23. Nessa sessão, os especialistas ensinarão a automatizar o gerenciamento de segredos, desde a criação até a exclusão, garantindo a integridade e confidencialidade em ambientes complexos como DevOps e nuvem.

 

Assim como esses conteúdos apresentados pela Thales e Eval, o Security Leaders também contará com diversos Cases de Sucesso, Painéis de debate, mesas redondas, workshops, entre outros conteúdos de enorme relevância para a indústria de SI, reunindo Líderes nacionais e internacionais de Segurança da Informação de forma presencial e remota. Para se inscrever no evento, gratuito para usuários de tecnologia, acesse o link.

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Cisco emite esclarecimento sobre suposto vazamento de dados

Publicações apontando um possível vazamento de dados anunciado em um fórum na Dark Web circularam durante essa semana. Em nota,...
Security Report | Destaques

Regulação da IA: CISOs e operadores do direito analisam Projeto de Lei

O Senado Federal aprovou a lei em plenário neste mês de dezembro, avançando com a possibilidade de estabelecer normas mais...
Security Report | Destaques

CISO no Board: o desafio de comunicar a linguagem da SI ao negócio

Como líderes de Cibersegurança podem ajustar seu discurso para estabelecer uma ponte efetiva com os conselheiros e influenciar decisões estratégicas
Security Report | Destaques

Unidas Aluguel de Carros identifica tentativa de invasão aos sistemas

Registros de que a companhia havia sido atacada por um ransomware começaram a circular nesta semana, quando grupos de monitoramento...