A DASA, uma rede de saúde integrada do Brasil, vive hoje uma expansão em seus negócios, mesmo com a pandemia, o business avançou. Em contrapartida, em um ano de diversos ataques cibernéticos pelo mundo, a companhia intensificou a proteção investindo em tecnologia, priorizando seu ecossistema como um todo e, principalmente, trazendo mais segurança para seus ativos.
Alexandre Domingos, CISO da DASA, foi ao mercado para buscar uma ferramenta eficiente, capaz de proteger os sistemas e dados de todos os pacientes. Para essa jornada, a Guardicore foi a escolhida para ser a parceira, entendendo qual era necessidade da DASA. Domingos relata que um dos principais desafios era justamente ampliar a visibilidade da companhia. Era preciso contar com uma blindagem do que era considerado crítico, especialmente o acesso a terceiros, priorizando monitoramento de amaça externa, como por exemplo, o ransomware.
“Quando instalamos a ferramenta em nosso banco de dados, redescobrimos nosso ambiente. Alguns usuários estavam acessando o que não deveriam. Após a implementação, foi possível restringir quem poderia ter acesso, reduzindo consideravelmente a superfície de acesso externo, deixando apenas o servidor de aplicação ou Jump Server com permissão”, destaca executivo durante o Congresso Security Leaders.
O executivo acrescenta ainda que a facilidade e agilidade foram fundamentais durante o processo inicial. A solução que é 100% SASE, se encontra em produção, com 50% do projeto implementado na PoC da rede de saúde (Proof of Concept). De acordo com Domingos, a tecnologia escolhida atuou no banco de dados mais crítico da companhia, proporcionando resultado esperado por todos, ou seja, visualizar quem acessava aquele banco e as informações contidas.
O CISO comenta que a adoção de uma ferramenta tecnológica beneficia todos da organização, principalmente o departamento de TI. Para o futuro, Domingos destaca que a parceria pode render novos frutos. “A Guardicore vai nos apoiar em novas expansões, especialmente na segurança dos ambientes de cloud, on-premise, IoT e OT, fazendo com que a rede ganhe mais aliados, além de mostrar os benéficos gerados dentro da companhia”, acrescenta.
Fernando Ceolin, Regional Director Brazil & SOLA na Guardicore que está nessa linha de frente com seus clientes, comenta que, ultimamente, os chamados para ajudar nas respostas a incidentes estão bem frequentes, já que muitas organizações desejam reconstruir e estruturar seus ambientes. “Sempre analisamos o problema de cada cliente para identificar as dores e depois tentamos ajustar o produto para que seja algo efetivo. Não somos nós que decidimos para onde vai a ferramenta, pelo contrário, acaba sendo o próprio cliente”, finaliza Ceolin.
O case completo apresentado durante o Security Leaders Nacional está disponível no canal da TVD no YouTube. Veja outros benefícios gerados com a implantação da tecnologia e os desafios enfrentados pela DASA.