Cultura de Segurança é passo essencial para elevar a maturidade, diz AWS

O evento re:Inforce 2024 iniciou nesta terça-feira (11) na Filadélfia, com o CISO da companhia, Chris Betz, apresentando as novas tendências voltadas para a Segurança de nuvem e como o mercado deve se reposicionar diante das transformações tecnológicas do nosso tempo. Nesse cenário, o executivo reforçou a importância de manter Cyber como um fator cultural das empresas

Compartilhar:

A AWS recebeu clientes e convidados hoje (11) para a edição anual do evento re:Inforce 2024, voltado para o mercado de Segurança da Informação no Philadelphia Convention Center. A abertura do congresso contou com a presença de executivos da AWS e da Amazon para reforçar o papel da cultura de Segurança nas companhias como fator essencial para uma gestão correta da nuvem e dos dados arquivados nesses serviços.

 

De acordo com o CISO da AWS, Chris Betz, o cenário atual de nuvem comporta uma gama complexa de estruturas e dados arquivados e transitados cotidianamente. Esse dinamismo do setor torna a proteção dos dados e das infraestruturas bastante desafiador, uma vez que a própria Cyber Security precisa estar preparada para se mover tão rápido quanto o negócio.

 

Devido a isso, estabelecer valores e fundamentos culturais de proteção permite que a companhia se mova organicamente a favor de maior controle de acessos, gestão de dados e garantia de continuidade do business. Dessa forma, os usuários e times responsáveis por atuar em nuvem precisam estar preparados para atuar tendo a Segurança como fator comum e necessário para que suas atividades tenham o sucesso pretendido.

 

“No fim do dia, uma cultura saudável de trabalho está na raiz de todo bom trabalho que se faz, e com Segurança, não tem como ser diferente. Ocorre que ela não se estabelece da noite para o dia, sendo necessário uma jornada de preparação dos usuários e implementação das melhores tecnologias para nos mantermos preparados para todos os riscos no Ciberespaço”, comentou Betz, durante a apresentação do Keynote de abertura.

 

Disseminando a cultura

A partir desse contexto, Betz cita alguns pontos essenciais para que os CISOs e líderes de Cibersegurança possam disseminar uma cultura Cyber através de toda a estrutura corporativa. De acordo com ele, o primeiro passo essencial é construir e contar com o apoio das altas administrações, tornado essa uma clara prioridade para garantir o sucesso corporativo.

Com esse suporte assegurado, é necessário disseminar esse relacionamento através da estrutura corporativa, alinhando o posicionamento da Segurança entre os temas capitais da companhia, criando contatos com os diferentes departamentos de negócio e preparando-os com a expertise necessária e adequada. “Precisamos contar com o conhecimento correto nas posições-chave e no momento mais adequado para a inovação”, explica o CISO.

 

E por fim, Betz recomenda adotar a prática de “celebrar os sucessos” em segurança, como expor para toda a estrutura corporativa as conquistas vindas em Cyber em redução dos riscos, e mostrar o que isso representa de positivo tanto para a organização quanto para a fluidez do trabalho de toda a empresa.

 

“A Segurança precisa que toda a corporação atue como um ente orgânico e bem regido. Lidar com uma burocracia mal ajustada pode consumir o tempo que se tem para enfrentar um ataque, por isso a cultura de Segurança deve garantir que todos os profissionais possam proteger a si mesmos e a estrutura corporativa para a qual atuam”, arremata Betz.

 

*Matheus Bracco esteve na Filadélfia a convite da AWS

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Incidente Cibernético paralisa operações da Metalfrio no Brasil e no México

A companhia de refrigeradores e eletrodomésticos de linha branca confirmou ao jornal O GLOBO que a ocorrência indisponibilizou parte das...
Security Report | Destaques

Ataque cibernético atinge sistemas da ValeCard

A organização de benefícios corporativos confirmou a ocorrência de um incidente sem dar detalhes da natureza ou extensão dele. Grupo...
Security Report | Destaques

Incidente cibernético não comprometeu dados e operações foram retomadas, anuncia BRASPRESS

A companhia de transportes urgentes vinha enfrentando um ataque de ransomware desde o começo da última semana. De acordo com...
Security Report | Destaques

Segurança Cibernética na Saúde: Como enfrentar os riscos das novas tecnologias?

A rápida adoção de inovações tecnológicas em hospitais e clínicas médicas no Brasil tem intensificado a preocupação com a Segurança...