Credenciais roubadas: um problema antigo, mas ainda com grandes impactos

Compartilhar:

Nesta quinta-feira (13), às 10h, o Security Leaders Roundtable reunirá líderes de SI do Banco Modal, B3, Cielo, Banco BMG, Votorantim Cimentos, Crefisa, TECBAN, Serasa Experian, C6 Bank, Acelen, Mercado Livre, Leroy Merlin, Alpargatas e Banco Next para debater os novos caminhos e como esses profissionais estão redesenhando as estratégias de proteção de credenciais, com privilégio mínimo, mas pensando também na experiência do usuário

Avaliar as ameaças cibernéticas não apenas sob a ótica da segurança, mas também do ponto de vista do risco dos negócios, é um dos principais desafios para as lideranças de uma empresa. O roubo de credenciais, por exemplo, ainda é um dos métodos mais utilizados por criminosos para acessar o ambiente e os dados corporativos, seja pela fragilidade das tecnologias de acesso convencionais ou mesmo por facilitação de algum colaborador.

O Brasil tem uma das maiores superfícies de ataques cibernéticos do mundo. Estima-se que em 2022 o país respondeu sozinho por mais da metade (55%) dos roubos de credenciais na América Latina, região que, no período, registrou mais de 6 milhões de ocorrências desse tipo. Os números são da Appgate, entre os fatores que explicam a alta vulnerabilidade do Brasil estão a dimensão do território, o número de habitantes, o nível de investimento das empresas em segurança e, principalmente, o nível de conhecimento da população.

Para Marcos Tabajara, country manager da Appgate, o fator humano ainda é o maior trunfo dos cibercriminosos. “Ataques que usam engenharia social para induzir a vítima a disponibilizar seus dados continuam sendo o mecanismo mais eficaz, massivo e lucrativo de se obter credenciais para fins escusos”, pontuo Tabajara sobre esse cenário.

Para debater esse assunto, o Security Leanders, em parceria com a Appgate, vai reunir um time de Líderes de Segurança como Edgar Zattar, Diretor de TI e Cyber Security no Banco Modal, Fernando Bruno, Gerente de SI na B3, Glauco Sampaio, Superintendente Executivo de Segurança (CISO) e privacidade na Cielo, Pedro Nuno, CISO no Banco BMG, Silvio Hayashi, CISO Global na Votorantim Cimentos, João Back, Gerente Executivo de SI na Crefisa, Carlos Moura, Gerente Executivo de SI na TECBAN, Eduardo Anselmo, Global Information Security & Cybersecurity Sr. Executive na Serasa Experian, Cleber Brandão, Head of Cyber Security Engineering no C6 Bank, Cassia Carmonario, Gerente de SI na Acelen, Allan Buscarino, CISO no mercado livre, Fabiana Tanaka, CISO na Leroy Merlin, Felipe Bonomo, Gerente executivo de SI na Alpargatas e o Luciano Santos, CISO no Banco Next.

Rafael Texeira, Sales Engineer na Appgate, também participa do debate. O Security Leaders Roundtable terá como foco uma ampla discussão em como solucionar um problema antigo, mesmo diante da modernidade dos acessos, bem como criar estratégias de defesa. O evento será mediado pela jornalista e diretora editorial da Security Report, Graça Sermoud.

As inscrições seguem abertas e o público online poderá acompanhar a discussão, além de interagir com os convidados enviando perguntas e comentários através da plataforma da TVSecurity.

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Toyota Brasil apura possível vazamento de documentos internos

Desde o último fim de semana, grupos de threat intel presentes na Dark Web apontaram que a gangue de ransomware...
Security Report | Destaques

Soft skills são próximos passos na evolução da confiança em Cyber, avaliam CISOs

Pesquisa da consultoria Kroll aponta que os gestores corporativos confiam integralmente nas pessoas de Segurança para responder aos riscos Cibernéticos....
Security Report | Destaques

Insegurança cibernética e IA são destaques do Security Leaders em BH

O Congresso será realizado no dia 23 deste mês com discussões pautadas na imaturidade em Cyber Security e o quanto...
Security Report | Destaques

Polícia Civil do DF prende suspeitos de roubar 76 milhões de senhas pessoais e governamentais

De acordo com a corporação, os hackers chegaram a incluir todas as credenciais comprometidas em um banco de dados, visando...