CPFL implementa solução de segurança para detectar e prevenir ameaças

Ferramenta da Microsoft ajudou companhia a ter maior segurança dos sistemas

Compartilhar:

A CPFL, uma das principais empresas de energia elétrica do Brasil, presente no segmento de distribuição em São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná adotou soluções de tecnologia para aprimorar o monitoramento e o acesso remoto de toda a sua rede de operações. Com a expansão do trabalho remoto durante o período da pandemia da Covid-19, a companhia, que também é uma das principais geradoras de energia renovável no país, buscou uma solução para garantir a segurança do seu ambiente on-line, que fosse capaz de antecipar possíveis ataques. 

 

Após a adoção da nuvem para sua jornada de transformação digital, a empresa buscou ferramentas para aprimorar a Segurança da Informação e de seus sistemas. Com isso, uma das primeiras missões do time dedicado a manter a integridade da rede e prevenir ataques, foi a revisão da ferramenta de SIEM (em inglês Security Information and Event Management ou Gerenciamento e Correlação de Eventos de Segurança em tradução literal), com o objetivo de contar com as mais modernas camadas de proteção . Após a realização de uma prova de conceito, a companhia implementou em seu ambiente o Microsoft Sentinel, solução que traz inteligência contra ameaças, detecção de ataques, visibilidade de ameaças, busca proativa e resposta a ameaças, juntamente com o Azure Monitor Logs, que coleta e organiza todos os dados coletados. 

 

“Em vez de ter no meu SOC (Security Operations Center) dezenas de dashboards e consoles diferentes, a solução faz a gestão de dezenas de ferramentas. Essa tecnologia nos permite uma visibilidade constante do ambiente e uma aliada estratégica em nossa operação de cibersegurança”, diz Renato Amabile da Costa, coordenador de Segurança da Informação do Grupo CPFL. 

 

Visibilidade e inteligência no ambiente da CPFL 

 

“Com o trabalho remoto perdemos as barreiras físicas da TI e as redes das casas dos colaboradores tornou-se parte da empresa. A ferramenta nos possibilitou esse tipo de abrangência na visibilidade e aplicação das ações de segurança necessárias”, celebra Renato. 

 

A solução promoveu um monitoramento abrangente, com facilidade de operação e automação de seu ambiente de segurança. “Contamos com monitoramento de redes e dispositivos que nos permite inteligência na identificação de ataques desde o início, mitigando e até prevenindo invasões”, explica Renato. 

 

Desde a implementação do sistema, a equipe da CPFL segue implementando melhorias para aproveitar ao máximo a ferramenta e busca aumentar o escopo da solução para alcançar um nível cada vez maior de monitoramento de possíveis ameaças ao sistema da empresa. 

 

“Os ataques virtuais representam uma grande ameaça para a continuidade dos negócios e, com a dinâmica atualização e agilidade do cibercrime, é essencial investir em soluções para prover uma proteção abrangente que irá possibilitar que o trabalho híbrido continue em sua ampla adoção, com segurança”, diz Vanessa Pádua, diretora de cibersegurança da Microsoft para América Latina e Caribe. 

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Vazamentos geraram cerca de 600 anúncios com dados brasileiros na dark web

Análise da Kaspersky indica que os setores público e de telecomunicações foram os mais visados pelos ataques que resultaram nos...
Security Report | Overview

Febraban alerta para golpe do falso fornecedor

Criminosos investem em anúncios na internet e em plataformas online de serviços de manutenção para cometer crimes com o uso...
Security Report | Overview

Novo malware finge ser assistente de IA para roubar dados de brasileiros, afirma relatório

Pesquisa revela que golpistas estão usando anúncios no Google e um aplicativo falso de IA (DeepSeek) para instalar programa que...
Security Report | Overview

Brasil está entre os dez países com mais ameaças de malware, afirma pesquisa

Relatório indica nações que devem tomar precauções extras para tornar os sistemas corporativos mais resilientes contra ataques como ransomware