CPFL implementa solução de segurança para detectar e prevenir ameaças

Ferramenta da Microsoft ajudou companhia a ter maior segurança dos sistemas

Compartilhar:

A CPFL, uma das principais empresas de energia elétrica do Brasil, presente no segmento de distribuição em São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná adotou soluções de tecnologia para aprimorar o monitoramento e o acesso remoto de toda a sua rede de operações. Com a expansão do trabalho remoto durante o período da pandemia da Covid-19, a companhia, que também é uma das principais geradoras de energia renovável no país, buscou uma solução para garantir a segurança do seu ambiente on-line, que fosse capaz de antecipar possíveis ataques. 

 

Após a adoção da nuvem para sua jornada de transformação digital, a empresa buscou ferramentas para aprimorar a Segurança da Informação e de seus sistemas. Com isso, uma das primeiras missões do time dedicado a manter a integridade da rede e prevenir ataques, foi a revisão da ferramenta de SIEM (em inglês Security Information and Event Management ou Gerenciamento e Correlação de Eventos de Segurança em tradução literal), com o objetivo de contar com as mais modernas camadas de proteção . Após a realização de uma prova de conceito, a companhia implementou em seu ambiente o Microsoft Sentinel, solução que traz inteligência contra ameaças, detecção de ataques, visibilidade de ameaças, busca proativa e resposta a ameaças, juntamente com o Azure Monitor Logs, que coleta e organiza todos os dados coletados. 

 

“Em vez de ter no meu SOC (Security Operations Center) dezenas de dashboards e consoles diferentes, a solução faz a gestão de dezenas de ferramentas. Essa tecnologia nos permite uma visibilidade constante do ambiente e uma aliada estratégica em nossa operação de cibersegurança”, diz Renato Amabile da Costa, coordenador de Segurança da Informação do Grupo CPFL. 

 

Visibilidade e inteligência no ambiente da CPFL 

 

“Com o trabalho remoto perdemos as barreiras físicas da TI e as redes das casas dos colaboradores tornou-se parte da empresa. A ferramenta nos possibilitou esse tipo de abrangência na visibilidade e aplicação das ações de segurança necessárias”, celebra Renato. 

 

A solução promoveu um monitoramento abrangente, com facilidade de operação e automação de seu ambiente de segurança. “Contamos com monitoramento de redes e dispositivos que nos permite inteligência na identificação de ataques desde o início, mitigando e até prevenindo invasões”, explica Renato. 

 

Desde a implementação do sistema, a equipe da CPFL segue implementando melhorias para aproveitar ao máximo a ferramenta e busca aumentar o escopo da solução para alcançar um nível cada vez maior de monitoramento de possíveis ameaças ao sistema da empresa. 

 

“Os ataques virtuais representam uma grande ameaça para a continuidade dos negócios e, com a dinâmica atualização e agilidade do cibercrime, é essencial investir em soluções para prover uma proteção abrangente que irá possibilitar que o trabalho híbrido continue em sua ampla adoção, com segurança”, diz Vanessa Pádua, diretora de cibersegurança da Microsoft para América Latina e Caribe. 

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

AI Act: Quais novos padrões globais podem ser definidos com a lei europeia?

Lei de IA da União Europeia sinaliza tendência regulatória que pode impactar o Brasil e outros países
Security Report | Overview

Identidade comprometida responde por 90% do acesso inicial à infraestrutura crítica

Relatório da Agência de Segurança Cibernética e de Infraestrutura dos EUA (CISA) reforça fragilidade da gestão e da segurança em...
Security Report | Overview

Aurora Coop otimiza cibersegurança em 30% com projeto de resposta a incidentes

Empresa colhe os frutos da adoção bem-sucedida de tecnologia da CrowdStrike, que aprimorou a visibilidade do ambiente e o tempo...
Security Report | Overview

Gartner: 75% das empresas vão priorizar backup de aplicativos SaaS até 2028

Risco de interrupções de TI destaca a necessidade de cópia e de sistemas contínuos de recuperação de dados críticos empresariai