A Cosan, empresa que atua nos setores de energia, óleo e gás, agronegócio e mineração, e a Netglobe Cyber Security fecharam uma importante parceria para a implementação da solução AI Cloud Security, desenvolvida pela Orca Security. O objetivo principal é obter visibilidade dos ambientes de Nuvem, no qual o recurso passa a ser uma das soluções de segurança cibernética gerenciada pelos times de segurança da Cosan.
As questões apontadas pelo profissional da Cosan são exemplos comumente vivenciados por organizações que precisam lidar com a expansão de suas clouds. À medida que cresce a complexidade desses ambientes, aumentam também o volume de competências técnicas necessárias para a boa operação do sistema, assim como a quantidade de alertas de possíveis ataques.
“Gerenciamos a Cloud Security da Cosan e em suas investidas. Isso ajuda na eficiência operacional e permite conferir proteção ao ambiente para empresas de todos os portes, ao mesmo tempo, é um desafio devido aos diversos times de TI e a proteção em escala desses ambientes multi-cloud que possuímos”, explica o Gerente de Segurança da Informação e Arquitetura de Cyber da Cosan, Thiago Kysyk.
Para as equipes de segurança, esse cenário pode se tornar extremamente desafiador. Ao utilizar Inteligência Artificial, a AI Cloud Security consegue lidar com os efeitos dessa expansão recalculando com exatidão as configurações ideais de Nuvem. Desse modo, a solução simplifica a operação do ambiente, permitindo uma melhor postura de segurança na nuvem e aliviando as cargas de trabalho diárias das equipes.
“Com o IA Cloud Security, ganhamos visibilidade, aumentaremos a nossa capacidade de defesa e de prevenção a ataques em escala, nos apoiando na priorização com viés de risco do que é relevante atuarmos. Iniciada em julho, a implementação será concluída em outubro”, completa Kysyk.
A Inteligência Artificial também permite à solução reconhecer e priorizar os alertas de segurança que realmente indicam perigo. “Como parte de nosso portfólio de Managed Security Services, adaptamos todos esses recursos da AI Cloud Security às necessidades da Cosan. Trata-se de uma tecnologia de última geração, que avalia e prioriza ameaças que realmente indicam perigo, fornecendo uma compreensão detalhada dos riscos para a Nuvem de uma empresa. Estamos muito felizes em poder oferecer essa solução de ‘estado da arte’ ao mercado brasileiro, e especificamente à Cosan”, afirma Renato Batista, fundador e CEO da Netglobe Cyber Security.
“Hoje, temos companhias grandes com batalhando para gerenciar ambientes multicloud. Em um cenário que demanda geração de renda a todo o momento, fica mais complicado para os Líderes de SI convencerem seus boards de que o gasto em Cloud Security é necessário. Nosso objetivo como vendor é apoiar empresas e indústrias nessa jornada”, disse Raf Chiodo, CRO da Orca Security, em entrevista para a Security Report.
Este case de sucesso será um dos apresentados no Congresso Security Leaders Nacional, nos dias 23 e 24 de outubro. O evento trará, além de casos de uso, outras discussões de alto nível sobre os temas mais importantes da Cibersegurança, com diversas trocas de experiências entre parceiros da indústria e C-Levels das maiores empresas do país, acrescentando conhecimento a essa comunidade. As inscrições para o evento, presencial e online, estão abertas neste link.