O Dia Internacional da Segurança da Informação é comemorado em 30 de novembro e a data representa um momento importante para diversas reflexões diante de alguns desafios que o segmento enfrenta. E para propagar ainda mais conhecimento e conscientização em torno do assunto, a Construtora Barbosa Melo, empresa mineira e do setor de construção civil, promoveu internamente algumas iniciativas.
Em parceria com a Cisco, a empresa lançou uma iniciativa de conscientização interna para reforçar a importância da privacidade de dados entre seus colaboradores. O case foi destaque no palco da edição regional do Security Leaders, realizada ontem (23) em Belo Horizonte.
Denis Gustavo Pena, Gerente de Infraestrutura da empresa, destaca que o objetivo principal era sensibilizar sobre a privacidade de dados, especialmente para aqueles fora do departamento de TI, que demonstraram grande engajamento e preocupação com o tema. “O conteúdo foi apresentado de maneira simples, abordando a importância das senhas, por exemplo, para garantir que todos os colaboradores compreendessem sua relevância”, explica Pena durante o evento em Belo Horizonte.
A empresa também está engajada com práticas de ESG (Environmental, Social and Governance), integrando a segurança da informação (SI) em seu planejamento estratégico. “Realizamos um ciclo extenso de palestras sobre o tema, em colaboração com o setor de compliance, reforçando que os colaboradores, embora sejam o elo mais fraco, são igualmente o mais crucial, susceptíveis a erros como cair em golpes de engenharia social”, afirma Pena.
A organização reconhece a necessidade de integrar a segurança de maneira transversal, não limitando a responsabilidade apenas ao departamento de SI. “Durante as apresentações, tivemos a participação de 300 pessoas, o que demonstrou uma adesão significativa. O tempo de apresentação foi prolongado devido ao interesse e interação dos participantes, com uma extensa fila de perguntas”, relata Pena, satisfeito com o resultado.
Este esforço de conscientização pela Construtora Barbosa Melo reflete a importância de encarar a segurança da informação como um compromisso contínuo e integrado ao DNA corporativo, garantindo resiliência e proteção contra ameaças digitais crescentes.