Confiança na segurança impulsiona crescimento do mobile banking

Pesquisa da FEBRABAN revela aumento de 70% no número de transações com movimentação financeira através do canal mobile, o que representa 35% do número total de transações identificadas no último ano pelas instituições; engenharia social continua sendo o maior desafio do setor

Compartilhar:

Responsável por 35% das 71,8 bilhões de transações bancárias, o mobile banking apresentou um crescimento de 70% no número de transações com movimentação financeira, totalizando 1,7 bilhão. Esse é um dos destaques da 26ª Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária, feita em parceria com a consultoria Deloitte e divulgada hoje. “A quebra do ceticismo em relação ao uso do mobile banking está justamente no aumento do número de transações”, afirma Gustavo Fosse, diretor setorial de Tecnologia e Automação Bancária da FEBRABAN.

 

Segundo Fosse, a segurança implementada pelo setor financeiro é uma das mais avançadas do mercado, sendo vencida apenas pela engenharia social. “Se as pessoas mantiverem seus antivírus atualizados, forem conscientes e não passarem suas credenciais em esquemas de phishing, dificilmente haverá alguma brecha”, reitera.

 

O aporte em Segurança da Informação feito pelos Bancos continuou em torno de 10% do total investido pelo setor (que foi de R$ 19,5 bilhões esse ano), aproximadamente R$ 2 bilhões. Nesse montante estão incluídos softwares, Pesquisa e Desenvolvimento de novas tecnologias e programas de conscientização dos clientes.

 

Crescimento do mobile banking

 

No total foram realizadas 25,6 bilhões de transações através do mobile no último ano, um aumento de 38% em relação a 2016. A participação desse canal no total de transações bancárias aumentou 3,5 vezes desde 2011, confirmando-se como preferido dos brasileiros.

 

O aumento da utilização do mobile banking foi impulsionado pela facilidade de realizar pagamentos e transferências, abertura de contas, solicitação de cartões de crédito e investimento ou aplicações. O pagamento de contas aumentou 85%, alcançando 889 milhões de transações, frente a 479 milhões no ano anterior. As transferências (DOC e TED) subiram 45%, de 277 milhões em 2016 para 401 milhões no último ano. Contratações de crédito saltaram 141%, de 93 para 225 milhões.

 

“Sem dúvida a conveniência é o que permitiu esse aumento de transações e volume pelo canal mobile. O consumidor demonstra cada vez mais confiança nesses dispositivos e o setor vem investindo para oferecer mais funcionalidades e segurança”, completa Fosse.

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Fundamentos da Cyber são construídos por diversidade nas equipes, afirmam gestoras da AWS

As lideranças femininas da provedora de tecnologia de cloud promoveram entrevistas com a imprensa durante o re:Inforce 2025, com o...
Security Report | Destaques

STF define responsabilização de Big Techs por conteúdos criminosos

A Suprema corte concluiu votação sobre a inconstitucionalidade parcial do artigo 19 do Marco Civil da Internet, ampliando a responsabilização...
Security Report | Destaques

Agindo no caos: Como construir resiliência em meio às inovações?

O Security Leaders Florianópolis abriu seus trabalhos no evento de estreia na capital catarinense com o Keynote de abertura do...
Security Report | Destaques

Com automação, integração e foco na conformidade, Dock aprimora sua governança de dados

Em parceria com a Securiti e Defcon1, empresa de tecnologia para pagamentos e banking renova seu modelo de gestão de...