A Check Point Software anunciou uma nova versão da proteção completa contra ameaças móveis, o Harmony Mobile, que agora impede o download de arquivos maliciosos para dispositivos móveis. A solução conta também com recursos de segurança adicionais, incluindo avaliação de vulnerabilidade do sistema operacional, recursos avançados de mitigação em dispositivos Samsung, inspeção HTTPS fácil de gerenciar, entre outros.
Com a mudança global para o trabalho remoto e híbrido, os funcionários estão usando cada vez mais dispositivos móveis para realizar tarefas críticas de negócios ou para acessar e compartilhar informações confidenciais da empresa. Isso tornou os smartphones dos funcionários um importante ponto de entrada para os cibercriminosos.
De acordo com a Check Point Research (CPR), quase todas as organizações (97%) enfrentaram ameaças móveis de todos os vetores nos últimos dois anos, com um dos vetores mais negligenciados sendo o download de arquivos. De fato, como exemplo, a CPR encontrou uma vulnerabilidade crítica no aplicativo do Instagram que daria a um atacante a capacidade de assumir a conta de uma vítima e transformar seu dispositivo em uma ferramenta de ciberespionagem, simplesmente enviando um arquivo de imagem malicioso.
A nova proteção de arquivos do Harmony Mobile funciona a partir do centro de dados e análises de ameaças Threat Cloud da Check Point Software para verificar arquivos baixados em busca de intenções maliciosas. Caso tal intenção seja encontrada, o download é completamente bloqueado e o arquivo malicioso nunca chega ao dispositivo. Em aparelhos Android, o Harmony Mobile também pode escanear arquivos no armazenamento do dispositivo móvel e alertará o usuário e o administrador se algum arquivo malicioso for encontrado. O usuário será aconselhado a excluir o arquivo e o administrador poderá optar por restringir o acesso do dispositivo aos recursos corporativos.
Como parte do esforço da Check Point Software para aprimorar a segurança móvel, o novo Harmony Mobile 4.0 também inclui integração com Samsung Knox para recursos exclusivos de mitigação e avaliação de CVE do sistema operacional para permitir que os administradores entendam e corrijam vulnerabilidades em todos os dispositivos móveis da organização, implantações automatizadas de certificados para simplificação gestão, entre outras ações.
“À medida que nos tornamos mais dependentes dos dispositivos móveis, os cibercriminosos estão cada vez mais direcionando o foco neles e, portanto, nunca foi tão importante ter uma solução de segurança móvel robusta para proteger qualquer tipo de arquivo”, ressalta Rafi Kretchmer, vice-presidente de marketing de produtos da Check Point Software Technologies.