Como melhorar a segurança de senhas

Não armazenar credenciais nos navegadores, utilizar um gerenciador e ativar autenticação em dois fatores são algumas medidas para reforçar a proteção

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Manter a segurança on-line não precisa ser uma tarefa difícil. Com as ferramentas certas, você pode estar mais seguro e também poupar tempo e esforços. A LastPass, desenvolvedora do gerenciador de senhas mais popular do mundo e principal solução de gerenciamento de identidades e acesso da LogMeIn, agora é gratuito entre todos os seus dispositivos, incluindo PC, laptop, smartphone e tablet, e, para que o usuário tenha um melhor aproveitamento com a ferramenta, separou algumas dicas para se certificar de que suas contas pessoais estão seguras.

 

Seres humanos não são muito bons para criar senhas. Use um gerenciador de senhas!

 

Novas ações de hackers são divulgadas todos os dias. Apesar disso, continuamos a usar as mesmas senhas entre várias de nossas contas, sem levar em conta os riscos óbvios.

 

Para Gustavo Boyde, gerente de marketing da LogMeIn para América Latina, há muitas medidas preventivas para tornar seus dados mais seguros, mas o uso de um gerenciador de senhas é fundamental.  “Um gerenciador de senhas, como o LastPass, é uma maneira segura de gerar senhas longas, complexas e únicas sem depender de sua memória ou um pedaço de papel para recordá-las. Com o uso da ferramenta, será fácil importar dados de login de todas as contas associadas a seu endereço de e-mail para que sejam criptografadas”, sugere Boyde.

 

Afinal, usar senhas exclusivas em todas as suas contas on-line vai garantir que, se uma delas vazar por causa de um problema, não poderá ser usada por hackers para entrar em qualquer outra conta.

 

Não armazene suas senhas localmente nos navegadores!

 

Ainda que possa ser conveniente usar navegadores para armazenar suas senhas no local que você se encontra, isso é muito inseguro e pode deixar você e suas senhas vulneráveis caso seja hackeado.

 

Essa mesma conveniência que impede o armazenamento seguro de suas senhas no navegador também pode ser oferecida por um gerenciador de senhas. A criptografia e descriptografia feitas pelo gerenciador de senhas acontecem localmente, então a arquitetura do tipo zero-knowledge pode garantir que sua senha-mestra não será compartilhada e, portanto, nunca revelará a chave para seus dados.

 

Ative a autenticação de dois fatores em todas as contas, incluindo a de seu e-mail

 

Com a autenticação de dois fatores ativada em suas contas importantes, mesmo que um hacker conheça sua senha, não será capaz de acessar a conta sem ter uma segunda validação, tais como códigos gerados apenas uma vez a partir de um aplicativo no seu telefone ou sua impressão digital.

 

A autenticação de dois fatores é incrivelmente valiosa para seu endereço de e-mail, que é essencialmente a porta de entrada para tudo que você faz on-line, incluindo sua conta bancária, cartões de crédito, investimentos e muito mais.

 

Aprimore o pin de quatro dígitos

 

Todos somos acostumados a pins de quatro dígitos em nossos celulares, mas se você quiser levar a segurança a sério, mude a configuração da senha para torná-la mais longa. Também não é uma boa ideia deixá-la igual à senha usada em caixas eletrônicos ou no Internet banking.

 

Não se esqueça das questões de segurança

 

Muitas contas on-line pedem para você definir perguntas-chave, além das senhas e assim adicionar uma camada extra de segurança à sua conta. No entanto, elas são geralmente terríveis para a segurança e, para muitas pessoas, são o elo mais fraco no seu sistema on-line em geral.

 

Se você já estiver usando um gerenciador de senhas, tente usar o recurso de geração de senhas para as questões de segurança e grave as respostas na seção “Notas” de sua conta. Seu campo de notas ficará parecido com algo assim: primeiro animal de estimação: xxxxxxxx. Para essas respostas, escolha o recurso “pronunciável”, assim o LastPass irá criar respostas automáticas que podem ser faladas.

 

Caso contrário, você pode acabar tendo que entrar em contato com a central atendimento ao cliente tendo de explicar por que seu primeiro animal de estimação se chamava $$ % % @ @ – o que será um problema a mais e não uma solução.

 

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