Como equilibrar produtividade e segurança

O trabalho remoto já é uma realidade, mas é preciso ajustar as engrenagens para que esse modelo não seja um canal de brechas e vulnerabilidades. Na visão de especialista, é preciso proteger aplicações, dados e dispositivos, proporcionando trabalho seguro de qualquer lugar

Compartilhar:

Em um mundo em que a pandemia está prestes a acabar, o trabalho híbrido vem se tornando o modelo ideal para as empresas. Nesse novo normal, aplicações, equipamentos e colaboradores estão cada vez mais distribuídos, causando uma grande mudança nas arquiteturas atuais para atender as demandas de negócio.

 

Esse movimento contribui para um cenário de brechas e vulnerabilidades de segurança. Manter a empresa segura tem se tornado um dos grandes desafios para os CISOs, principalmente com as aplicações se movendo para SaaS e Cloud, além de usuários trabalhando remotamente. Atenta a esse cenário, a Citrix vem redirecionando a estratégia de atuação a fim de oferecer uma segurança de fim a fim.

 

A operação do Brasil está de liderança nova, Luciana Pinheiro acaba de assumir como gerente-geral da Citrix no país e, em entrevista à Security Report, a executiva destaca os novos rumos da companhia, a fim de auxiliar as empresas a repensarem as estratégias de proteção no mundo híbrido.

 

“Ao conversar com clientes e empresas de vários tamanhos e nichos de atuação, pude perceber a criticidade do momento com uma imensidão de ataques cibernéticos e incidentes de segurança envolvendo os mais variados tipos de ataques, de ransomwares a roubo de credenciais. Para fazer frente a esse cenário, é preciso mudar a estratégia de proteção”, diz Luciana.

 

A diretriz da Citrix agora é se colocar como uma empresa que também olha para a segurança de aplicações, de desktops e acesso. Na visão da executiva, o trabalho flexível, que vinha sendo testado há anos na TI, se tornou uma realidade, o que abriu oportunidades para que a Citrix apostasse em uma entrega que fosse além da virtualização.

 

“As pesquisas apontam que 60% das empresas irão migrar seus ambientes para Desktop as a Service (DaaS) até 2023. Ou seja, a virtualização de desktop com gestão centralizada na nuvem entrega não só uma experiência virtualizada, mas elimina a necessidade de as empresas adquirirem a infraestrutura física”, acrescenta.

 

Nessa estratégia, a Segurança tem o papel de estar embarcada, criando uma inteligência de proteção do acesso com recursos de Zero Trust. A companhia lançou no início desse mês o Citrix Secure Private Access, uma oferta de Zero Trust Network Access (ZTNA)  na nuvem que protege o acesso a aplicações e dados de dispositivos gerenciados, não gerenciados e Bring-Your-Own (BYO).

 

Para esse ano, Luciana reforça que a estratégia da Citrix no Brasil é fortalecer as ofertas e ampliar os serviços de Segurança com foco no modelo de nuvem. Hoje, 80% do portfólio da companhia é entregue na nuvem, segundo Luciana, a ideia é chegar a 100%. Os parceiros também fazem parte do modelo de negócio e a empresa segue ampliando o ecossistema para que os canais possam atender todas as regiões do Brasil.

 

“Além disso, estamos apostando no conceito de desktop como serviço, com virtualização e segurança embarcada de fim a fim. Sabemos que investir em SI é caro, mas é preciso que os gestores mudem o mindset e tenham uma atuação mais focada no usuário, blindando os acessos. Nosso papel é mostrar para os clientes que é possível obter um equilíbrio entre proteção e produtividade, independentemente de onde o colaborador estiver acessando o ambiente corporativo”, conclui.

 

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Cisco emite esclarecimento sobre suposto vazamento de dados

Publicações apontando um possível vazamento de dados anunciado em um fórum na Dark Web circularam durante essa semana. Em nota,...
Security Report | Destaques

Regulação da IA: CISOs e operadores do direito analisam Projeto de Lei

O Senado Federal aprovou a lei em plenário neste mês de dezembro, avançando com a possibilidade de estabelecer normas mais...
Security Report | Destaques

CISO no Board: o desafio de comunicar a linguagem da SI ao negócio

Como líderes de Cibersegurança podem ajustar seu discurso para estabelecer uma ponte efetiva com os conselheiros e influenciar decisões estratégicas
Security Report | Destaques

Unidas Aluguel de Carros identifica tentativa de invasão aos sistemas

Registros de que a companhia havia sido atacada por um ransomware começaram a circular nesta semana, quando grupos de monitoramento...