Como a gestão tecnológica de GRC pode trazer mais segurança para os negócios?

Soluções permitem garantir que ativos estejam dentro das normas e regulamentos de segurança da informação e possibilitam o fácil gerenciamento do constante fluxo de mudanças no ambiente de TI da companhia

Compartilhar:

Na era da revolução digital, falar sobre cibersegurança tem se tornado indispensável no ambiente corporativo. E não é para menos, uma vez que ataques cibernéticos ocorrem com cada vez mais frequência.

 

Isso porque, incidentes relacionados à falta de segurança na rede podem causar uma série de prejuízos para as empresas, como perdas financeiras, queda das ações e do valor do acionista e, consequentemente, danos à reputação.

 

O assunto complexo é cotado como um dos problemas mais impactantes enfrentados pelas companhias atualmente, e criar um escudo contra invasões nos sistemas é um dos grandes desafios da maioria das empresas. Mas como será que elas se preparam para possíveis incidentes?

 

Sabe-se que investir em cibersecurity e implementar uma cultura de segurança é vital para qualquer negócio e algumas medidas práticas podem prevenir crises e mitigar riscos que, até então, a empresa sequer havia imaginado.

 

Onde estão as ameaças

 

Um levantamento realizado pela KPMG indicou que ataque a e-mails, engenharia social e malware/ransomware estão no Top 3 como as principais ameaças para as empresas. Mas vale ressaltar que no ambiente cibernético elas estão em constante evolução. Por isso, é preciso criar um ambiente efetivo e seguro em todas as frentes e possibilidades.

 

Medidas preventivas

 

Dentro das empresas, conscientizar pessoas é uma das principais medidas para que diversas situações de riscos sejam evitadas. Mas investir em tecnologias tem se mostrado essencial no processo.

 

Ferramentas de Governança, Risco e Compliance, por exemplo, podem ajudar uma organização a operacionalizar, manter e aperfeiçoar seus programas de cibersecurity. Além disso, a tecnologia implementada nesse processo permite garantir que os ativos estejam dentro das normas e regulamentos de segurança da informação e possibilita o fácil gerenciamento do constante fluxo de mudanças no ambiente de TI da companhia.

 

Ou seja, munir a organização com uma série de ações e investir em mecanismos de defesa e prevenção são alguns caminhos que corroboram para uma cultura de segurança de dados corporativos.

 

* Claudinei Elias é Managing Director para América Latina da Nasdaq BWise

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Vazamentos geraram cerca de 600 anúncios com dados brasileiros na dark web

Análise da Kaspersky indica que os setores público e de telecomunicações foram os mais visados pelos ataques que resultaram nos...
Security Report | Overview

Febraban alerta para golpe do falso fornecedor

Criminosos investem em anúncios na internet e em plataformas online de serviços de manutenção para cometer crimes com o uso...
Security Report | Overview

Novo malware finge ser assistente de IA para roubar dados de brasileiros, afirma relatório

Pesquisa revela que golpistas estão usando anúncios no Google e um aplicativo falso de IA (DeepSeek) para instalar programa que...
Security Report | Overview

Brasil está entre os dez países com mais ameaças de malware, afirma pesquisa

Relatório indica nações que devem tomar precauções extras para tornar os sistemas corporativos mais resilientes contra ataques como ransomware