Grupo Lael Varella otimiza infraestrutura de rede com apoio de solução

Grupo assegurou suas redes com gerenciamento centralizado e comunicação protegida para cada negócio. Com o tempo, a empresa adicionou ainda outras tecnologias para um maior nível de segurança e controle da conectividade wireless

Compartilhar:

As Empresas Lael Varella são uma holding brasileira que opera em Minas Gerais, Espírito Santo e Goiás, estados do centro-oeste e sudeste do Brasil. Porém,  a complexidade de gerenciar as necessidades específicas de cada segmento de negócio levou as Empresas Lael Varella a buscarem uma solução unificada de rede e segurança.

 

“A Fortinet me dá uma visão dos elementos específicos das redes de nossas empresas. Além disso, me permite unificá-las com uma comunicação segura”, diz Daividdi Morais, Supervisor de TI das Empresas Lael Varella.

 

O grupo implementou o FortiGate Next-Generation Firewall (NGFW) em todas as empresas, com o apoio da parceira local da Fortinet, Brasiline Tecnologia. Dessa forma, as Empresas Lael Varella asseguraram suas redes com gerenciamento centralizado e comunicação protegida para cada negócio. Com o tempo, a empresa adicionou ainda outras tecnologias, como uma solução LAN Edge com FortiAP e FortiSwitch para um maior nível de segurança e controle da conectividade wireless.

 

Segurança e disponibilidade para múltiplos negócios

 

Entre todos os negócios do grupo, duas empresas se destacam. Elas experimentam melhorias operacionais significativas nas áreas de segurança e infraestrutura de rede. A Faminas é uma instituição educacional que começou em 2003. Seus dois campi abrigam 6 mil alunos, 1.200 professores e cerca de 400 funcionários administrativos, além de possuir outros dois campi em construção. A universidade oferece 10 programas de graduação e diversos cursos, incluindo Medicina, Administração de Empresas, Contabilidade, Odontologia e Psicologia.

 

Uma crescente base de usuários e o consumo acelerado de recursos da Internet pelos estudantes levaram a Faminas a adotar tecnologias que garantem o acesso estável e seguro às comunicações. “A empresa exigia alta disponibilidade de serviços, pois também precisava garantir o acesso dos estudantes a programas de educação à distância. Precisávamos de um sistema robusto que não apenas protegesse as plataformas educacionais, mas também garantisse a segurança e a privacidade dos usuários”. A plataforma Fortinet nos permite gerenciar adequadamente a rede e manter as informações seguras”, diz Morais.

 

A escola tem mais de 1 mil computadores interligados nos dois campi, que podem ficar vulneráveis a ameaças de segurança cibernética. Antes de utilizar a Fortinet, a universidade tinha que fazer o bloqueio manual das aplicações: se vulnerabilidades fossem descobertas, cada uma delas era gerenciada especificamente a partir do servidor. A Faminas também precisava de segurança da informação para o seu data center interno e para a proteção do tráfego de Internet da comunidade educacional. Hoje, todas as ameaças são gerenciadas pelo FortiGate NGFW. A solução bloqueia aplicações e atividades suspeitas automaticamente e protege os dados que circulam dentro da rede da escola, alimentada pelos serviços de inteligência de ameaças FortiGuard.

 

O Hospital do Câncer de Muriaé é outra organização que as Empresas Lael Varella modernizaram com a plataforma Fortinet. A instalação de 170 leitos é um dos maiores complexos oncológicos do Estado de Minas Gerais, atendendo mais de 158 municípios e beneficiando cerca de 2,3 milhões de pessoas. O hospital tem cerca de 1.130 funcionários e realiza mais de 600 mil consultas médicas por ano. Com uma área total de 115 mil metros quadrados, o hospital planeja abrir mais duas unidades em breve.

 

Devido ao seu tamanho e à sensibilidade dos dados que trata, o hospital requer uma comunicação permanente, rápida e segura. Atualmente, todos os sistemas de exame são digitais: a maioria das aplicações médicas registra dados on-line ou consome recursos hospedados no data center da organização. Todos os serviços do hospital são acessados via Internet, tanto para médicos quanto para pacientes. O FortiGate NGFW fornece uma comunicação segura e confiável que suporta aplicações críticas para os negócios, além de manter os usuários sempre conectados.

 

Gestão centralizada otimizando a segurança

 

A equipe de TI das Empresas Lael Varella também implantaram o FortiManager para gerenciar a segurança de sua rede em um ambiente unificado. A administração da rede para todas as empresas do grupo é feita a partir de um único local, permitindo à equipe de TI monitorar e controlar a conectividade e segurança de cada empresa. Com o FortiManager, a organização também pode avaliar o desempenho da rede de forma abrangente e otimizar os recursos.

 

A TI pode implantar regras em vários dispositivos com um único painel de controle e replicar processos padrão rapidamente. Com o gerenciamento, análise e relatórios do FortiAnalyzer, o time também pode prevenir ataques de forma proativa. A equipe de TI recebe alertas sobre incidentes em tempo real enquanto a ferramenta toma medidas para prevenir o vazamento de informações ou a entrada de intrusos na rede.

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Polícia Federal prende suspeito de hackear autoridades de Segurança

Mandado foi cumprido no âmbito da operação Data Breach, que investiga invasões cibernéticas aos sistemas da própria PF e de...
Security Report | Destaques

74% das organizações possuem storages em nuvem expostos, alerta reporte

A informação foi registrada no mais recente estudo Cloud Risk Report, da Tenable, que também encontrou 84% das empresas com...
Security Report | Destaques

CISO sob os holofotes: o que falta para os líderes assumirem seu papel executivo?

Tanto as novas ameaças de Cibersegurança quanto a maior atenção dos boards sobre esse tema levaram os CISOs a preencherem...
Security Report | Destaques

Hospital da Criança de Brasília confirma paralisação por ataque hacker

Incidente teria se iniciado no último fim de semana, exigindo que a organização indisponibilizasse todos os sistemas e fornecesse os...