Grupo Lael Varella otimiza infraestrutura de rede com apoio de solução

Grupo assegurou suas redes com gerenciamento centralizado e comunicação protegida para cada negócio. Com o tempo, a empresa adicionou ainda outras tecnologias para um maior nível de segurança e controle da conectividade wireless

Compartilhar:

As Empresas Lael Varella são uma holding brasileira que opera em Minas Gerais, Espírito Santo e Goiás, estados do centro-oeste e sudeste do Brasil. Porém,  a complexidade de gerenciar as necessidades específicas de cada segmento de negócio levou as Empresas Lael Varella a buscarem uma solução unificada de rede e segurança.

 

“A Fortinet me dá uma visão dos elementos específicos das redes de nossas empresas. Além disso, me permite unificá-las com uma comunicação segura”, diz Daividdi Morais, Supervisor de TI das Empresas Lael Varella.

 

O grupo implementou o FortiGate Next-Generation Firewall (NGFW) em todas as empresas, com o apoio da parceira local da Fortinet, Brasiline Tecnologia. Dessa forma, as Empresas Lael Varella asseguraram suas redes com gerenciamento centralizado e comunicação protegida para cada negócio. Com o tempo, a empresa adicionou ainda outras tecnologias, como uma solução LAN Edge com FortiAP e FortiSwitch para um maior nível de segurança e controle da conectividade wireless.

 

Segurança e disponibilidade para múltiplos negócios

 

Entre todos os negócios do grupo, duas empresas se destacam. Elas experimentam melhorias operacionais significativas nas áreas de segurança e infraestrutura de rede. A Faminas é uma instituição educacional que começou em 2003. Seus dois campi abrigam 6 mil alunos, 1.200 professores e cerca de 400 funcionários administrativos, além de possuir outros dois campi em construção. A universidade oferece 10 programas de graduação e diversos cursos, incluindo Medicina, Administração de Empresas, Contabilidade, Odontologia e Psicologia.

 

Uma crescente base de usuários e o consumo acelerado de recursos da Internet pelos estudantes levaram a Faminas a adotar tecnologias que garantem o acesso estável e seguro às comunicações. “A empresa exigia alta disponibilidade de serviços, pois também precisava garantir o acesso dos estudantes a programas de educação à distância. Precisávamos de um sistema robusto que não apenas protegesse as plataformas educacionais, mas também garantisse a segurança e a privacidade dos usuários”. A plataforma Fortinet nos permite gerenciar adequadamente a rede e manter as informações seguras”, diz Morais.

 

A escola tem mais de 1 mil computadores interligados nos dois campi, que podem ficar vulneráveis a ameaças de segurança cibernética. Antes de utilizar a Fortinet, a universidade tinha que fazer o bloqueio manual das aplicações: se vulnerabilidades fossem descobertas, cada uma delas era gerenciada especificamente a partir do servidor. A Faminas também precisava de segurança da informação para o seu data center interno e para a proteção do tráfego de Internet da comunidade educacional. Hoje, todas as ameaças são gerenciadas pelo FortiGate NGFW. A solução bloqueia aplicações e atividades suspeitas automaticamente e protege os dados que circulam dentro da rede da escola, alimentada pelos serviços de inteligência de ameaças FortiGuard.

 

O Hospital do Câncer de Muriaé é outra organização que as Empresas Lael Varella modernizaram com a plataforma Fortinet. A instalação de 170 leitos é um dos maiores complexos oncológicos do Estado de Minas Gerais, atendendo mais de 158 municípios e beneficiando cerca de 2,3 milhões de pessoas. O hospital tem cerca de 1.130 funcionários e realiza mais de 600 mil consultas médicas por ano. Com uma área total de 115 mil metros quadrados, o hospital planeja abrir mais duas unidades em breve.

 

Devido ao seu tamanho e à sensibilidade dos dados que trata, o hospital requer uma comunicação permanente, rápida e segura. Atualmente, todos os sistemas de exame são digitais: a maioria das aplicações médicas registra dados on-line ou consome recursos hospedados no data center da organização. Todos os serviços do hospital são acessados via Internet, tanto para médicos quanto para pacientes. O FortiGate NGFW fornece uma comunicação segura e confiável que suporta aplicações críticas para os negócios, além de manter os usuários sempre conectados.

 

Gestão centralizada otimizando a segurança

 

A equipe de TI das Empresas Lael Varella também implantaram o FortiManager para gerenciar a segurança de sua rede em um ambiente unificado. A administração da rede para todas as empresas do grupo é feita a partir de um único local, permitindo à equipe de TI monitorar e controlar a conectividade e segurança de cada empresa. Com o FortiManager, a organização também pode avaliar o desempenho da rede de forma abrangente e otimizar os recursos.

 

A TI pode implantar regras em vários dispositivos com um único painel de controle e replicar processos padrão rapidamente. Com o gerenciamento, análise e relatórios do FortiAnalyzer, o time também pode prevenir ataques de forma proativa. A equipe de TI recebe alertas sobre incidentes em tempo real enquanto a ferramenta toma medidas para prevenir o vazamento de informações ou a entrada de intrusos na rede.

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Cisco emite esclarecimento sobre suposto vazamento de dados

Publicações apontando um possível vazamento de dados anunciado em um fórum na Dark Web circularam durante essa semana. Em nota,...
Security Report | Destaques

Regulação da IA: CISOs e operadores do direito analisam Projeto de Lei

O Senado Federal aprovou a lei em plenário neste mês de dezembro, avançando com a possibilidade de estabelecer normas mais...
Security Report | Destaques

CISO no Board: o desafio de comunicar a linguagem da SI ao negócio

Como líderes de Cibersegurança podem ajustar seu discurso para estabelecer uma ponte efetiva com os conselheiros e influenciar decisões estratégicas
Security Report | Destaques

Unidas Aluguel de Carros identifica tentativa de invasão aos sistemas

Registros de que a companhia havia sido atacada por um ransomware começaram a circular nesta semana, quando grupos de monitoramento...