[bsa_pro_ad_space id=3 delay=8]

Cibersegurança está nos planos dos gestores de TI das PMEs

Segundo relatório, a adoção de tecnologias de Segurança e de prevenção de shadow IT lideram as preferências dos administradores de rede de médias e pequenas empresas brasileiras

Compartilhar:

Uma pesquisa divulgada pela Paessler AG revelou que entre as atividades dos administradores de rede nas pequenas e médias empresas em todo o mundo, a adoção de tecnologia de cibersegurança e de prevenção de shadow IT lideram o ranking entre os brasileiros. Os mais de 650 respondentes de diversos países acreditam que passam a maior parte do tempo com atividades de manutenção, suporte interno e cuidados com a Segurança de TI.

 

Quando questionados acerca de quais serviços relacionados ao gerenciamento da TI estavam efetivamente planejando adotar, os mais citados foram cibersegurança, virtualização, computação em nuvem e gerenciamento de rede. Poucos reportaram planos de gerenciamento de big data, internet das coisas, sistemas de hiperconvergência ou rede definida por software.

 

Com destaque para os desafios enfrentados pelos profissionais que atuam em pequenas e médias empresas, o levantamento apontou que dentre as mais diversas tarefas que os administradores de sistemas exercem, a maioria passa uma boa parte do tempo realizando tarefas de manutenção (nota média 3.60), suporte interno (3.52) e cuidando da segurança da TI (3.38).

 

Entretanto, o que os administradores de sistemas realmente preferem é trabalhar na implementação de novos hardwares (4.31) e na avaliação de novas soluções (3.97). Para os brasileiros, a atividade menos apreciada é a de help desk (nota 2.45).

 

Campo de trabalho

 

Os profissionais que participaram da pesquisa estão em comum acordo de que o campo de trabalho deles está em constante mudança. Quase metade dos respondentes (48.6%) relatou que a sua atividade passou por “algumas mudanças” nos últimos cinco anos e 30% assumiram que sua carreira mudou completamente no mesmo período.

 

Apenas 5,7% consideram que a sua atividade continua igual nos últimos cinco anos. E, enquanto o trabalho e a tecnologia seguem mudando, 39.7% não acreditam que os fabricantes e fornecedores de TI entenderam os desafios que eles enfrentam.

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

AWS: Descentralização permite priorizar cultura de Segurança nas empresas

O representante de Segurança Cibernética da Amazon Web Services na América Latina, Marcello Zillo, conversou com jornalistas durante o re:Inforce...
Security Report | Destaques

Deputados do Partido Liberal são alvos de hacktivismo nas redes

No último fim de semana, membros da bancada do partido na Câmara tiveram sites oficiais e contas nas redes sociais...
Security Report | Destaques

73% das violações no mundo ocorreram por ransomware, alerta SEK

Baseada nos números gerados pelos mais de um milhão de alertas no SOC da companhia, o estudo Think Ahead Report...
Security Report | Destaques

Eneva e Allos são Cases em destaque no Security Leaders Rio

O Congresso será realizado no dia 20 de junho na cidade maravilhosa e com discussões pautadas em maturidade cibernética a...