Cibersegurança está nos planos dos gestores de TI das PMEs

Segundo relatório, a adoção de tecnologias de Segurança e de prevenção de shadow IT lideram as preferências dos administradores de rede de médias e pequenas empresas brasileiras

Compartilhar:

Uma pesquisa divulgada pela Paessler AG revelou que entre as atividades dos administradores de rede nas pequenas e médias empresas em todo o mundo, a adoção de tecnologia de cibersegurança e de prevenção de shadow IT lideram o ranking entre os brasileiros. Os mais de 650 respondentes de diversos países acreditam que passam a maior parte do tempo com atividades de manutenção, suporte interno e cuidados com a Segurança de TI.

 

Quando questionados acerca de quais serviços relacionados ao gerenciamento da TI estavam efetivamente planejando adotar, os mais citados foram cibersegurança, virtualização, computação em nuvem e gerenciamento de rede. Poucos reportaram planos de gerenciamento de big data, internet das coisas, sistemas de hiperconvergência ou rede definida por software.

 

Com destaque para os desafios enfrentados pelos profissionais que atuam em pequenas e médias empresas, o levantamento apontou que dentre as mais diversas tarefas que os administradores de sistemas exercem, a maioria passa uma boa parte do tempo realizando tarefas de manutenção (nota média 3.60), suporte interno (3.52) e cuidando da segurança da TI (3.38).

 

Entretanto, o que os administradores de sistemas realmente preferem é trabalhar na implementação de novos hardwares (4.31) e na avaliação de novas soluções (3.97). Para os brasileiros, a atividade menos apreciada é a de help desk (nota 2.45).

 

Campo de trabalho

 

Os profissionais que participaram da pesquisa estão em comum acordo de que o campo de trabalho deles está em constante mudança. Quase metade dos respondentes (48.6%) relatou que a sua atividade passou por “algumas mudanças” nos últimos cinco anos e 30% assumiram que sua carreira mudou completamente no mesmo período.

 

Apenas 5,7% consideram que a sua atividade continua igual nos últimos cinco anos. E, enquanto o trabalho e a tecnologia seguem mudando, 39.7% não acreditam que os fabricantes e fornecedores de TI entenderam os desafios que eles enfrentam.

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Fundamentos da Cyber são construídos por diversidade nas equipes, afirmam gestoras da AWS

As lideranças femininas da provedora de tecnologia de cloud promoveram entrevistas com a imprensa durante o re:Inforce 2025, com o...
Security Report | Destaques

STF define responsabilização de Big Techs por conteúdos criminosos

A Suprema corte concluiu votação sobre a inconstitucionalidade parcial do artigo 19 do Marco Civil da Internet, ampliando a responsabilização...
Security Report | Destaques

Agindo no caos: Como construir resiliência em meio às inovações?

O Security Leaders Florianópolis abriu seus trabalhos no evento de estreia na capital catarinense com o Keynote de abertura do...
Security Report | Destaques

Com automação, integração e foco na conformidade, Dock aprimora sua governança de dados

Em parceria com a Securiti e Defcon1, empresa de tecnologia para pagamentos e banking renova seu modelo de gestão de...