Os cibercriminosos aproveitaram o período eleitoral e a ida de brasileiros às urnas neste domingo (02) para atacarem partidos políticos. Na sexta-feira (30), o site do Partido Verde (PV) sofreu um ataque cibernético por volta das 09h30, em comunicado, o PV explicou que o portal foi acessado simultaneamente por robôs que geraram um tráfego descomunal, com o objetivo de sobrecarregá-lo e travar o sistema.
“Os técnicos do partido retiram o site da web até que os robôs cessem o ataque. O PV repudia a pirataria cibernética e reitera que a democracia exige respeito, inclusive no ambiente digital”, diz nota divulgada. A reportagem da Security Report consultou o site do partido nesta manhã (03) e o mesmo já se encontra no ar e disponível aos usuários.
O Partido Liberal (PL) do presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro foi outro alvo dos cibercriminosos na manhã de ontem (02) por volta das 10h, por conta do ocorrido, o site ficou indisponível por algumas horas e só foi restaurado no fim da tarde, às 17h45.
Neste período, apoiadores, candidatos e jornalistas não conseguiram acessar a página para acompanhar o momento de votação de Bolsonaro, que votou em uma Escola Municipal na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Ainda segundo informações, o PL recebeu milhares de acessos do exterior e seu setor de Tecnologia da Informação teve que derrubá-lo.
Recentemente, o site oficial do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Partido dos Trabalhadores (PT), também sofreu uma invasão cibernética na última semana (27), e passou a exibir uma montagem do candidato preso e um vídeo que tocava uma música a favor do presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo, a página principal não sofreu mudanças e o acesso permaneceu intacto, os invasores geraram um link dentro do site “lula.com.br” para hospedar o conteúdo. Posteriormente, a equipe de Lula conseguiu reverter o problema cerca de uma hora e meia depois.
O ataque cibernético foi reivindicado pelo CyberTeam, o mesmo grupo hacker que assumiu a autoria de ataques a páginas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em uma mensagem deixada sob a montagem, os agressores ainda provocam a Corte Eleitoral. “Lula porque você não contrata técnicos de informática do TSE”, diz o texto.
Vale ressaltar que os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Messias Bolsonaro (PL) vão disputar o segundo turno para a Presidência da República, que ocorrerá no próximo dia 30. Ainda na disputa em primeiro turno, Simone Tebet, do MDB, ficou em terceiro e Ciro Gomes, do PDT, em quarto.
*Com informações do Estadão