Site do governo, Polícia Militar e do Detran-MS foram afetados nesta quarta-feira (15). Em nota, a SGI (Superintendência de Gestão da Informação) explicou que segue apurando os fatos do incidente, ressaltando ainda, que apenas o acesso ao conteúdo online foi atingido e os sistemas funcionam normalmente, garantindo a prestação de serviços à população
Nesta quarta-feira (14), os sites oficiais do governo de Mato Grosso do Sul foram alvos de um ataque cibernético. Segundo nota enviada à Security Report na manhã de hoje (15), o órgão explicou que segue apurando o incidente, além disso, os portais da Polícia Militar e do Detran-MS também foram impactados. “Todos passaram por manutenção, e estão com o funcionamento normalizado”, afirmou a nota.
Segundo apuração da reportagem, no momento da invasão, os cibercriminosos chegaram a publicar mensagens em tom de deboche e um vídeo nas páginas afetadas. Ainda segundo posicionamento, apenas o acesso ao conteúdo online foi atingido, e os sistemas funcionam normalmente, garantindo a continuidade da prestação de serviços na Capital e no interior.
Nesta mesma semana, ou seja, na terça-feira (13), outro órgão teve seu portal comprometido, trata-se da Prefeitura de Ubatuba. De acordo com informações divulgadas, a Secretaria Municipal de TI identificou o incidente do tipo “defacement”, que consiste em alterar o conteúdo que é exibido em um site. Na ocasião, o órgão explicou que o acesso indevido utilizou-se de uma conta comprometida.
Segundo Thiago Lamosa, Secretário de Tecnologia da Informação, o conteúdo alterado já foi corrigido e a conta comprometida foi devidamente bloqueada, além disso, a Segurança do site está sendo reforçada. “Até o momento, verificou-se que as alterações se restringiram à seção de notícias e a página que continha a história da cidade”, ressaltou o comunicado.
A Security Report disponibiliza o comunicado na íntegra do Governo de MS:
“O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da SGI (Superintendência de Gestão da Informação), apura os fatos relacionados ao ataque virtual ocorrido na quarta-feira (14) no site www.agenciadenoticias.ms.gov.br. O mesmo ocorre em relação aos portais da Polícia Militar e do Detran-MS que também foram alvos de ataques recentes. Todos passaram por manutenção, e estão com o funcionamento normalizado. É importante esclarecer que o controle administrativo dos sites não foi afetado e é mantido pela SGI. Além disso, apenas o acesso ao conteúdo online foi atingido pelo ataque, e os sistemas funcionam normalmente, garantindo a continuidade da prestação de serviços na Capital e no interior.”