Check Point reforça estratégia de IA Segura com três novas aquisições

Companhia define plano em quatro pilares para a transformação de IA nas empresas e anuncia aquisições da Cyata, Cyclops e Rotate, com foco em Segurança de agentes de IA, gerenciamento de exposição e proteção do espaço de trabalho para provedores de serviços gerenciados

Compartilhar:

A Check Point Software Technologies Ltd. anunciou uma estratégia organizada em quatro pilares para Segurança da adoção de Inteligência Artificial nas empresas, acompanhada da aquisição de três companhias como parte da ampliação de sua plataforma: Cyata, Cyclops e Rotate.

 

A expansão ocorre em meio ao uso crescente de inteligência artificial (IA) em operações corporativas, desde ferramentas de produtividade de funcionários até sistemas autônomos, movimento que também altera o perfil das ameaças cibernéticas. Segundo a empresa, a proposta é consolidar uma plataforma unificada voltada à prevenção para cobrir diferentes ambientes de TI corporativos.

 

A estratégia está estruturada em quatro pilares:

  • A Segurança de Rede em Malha Híbrida (Hybrid Mesh Network Security) abrange proteção de empresas distribuídas em nuvem híbrida, data centers, redes de filiais e ambientes de internet por meio de arquitetura integrada baseada em IA.
  • A Segurança do Espaço de Trabalho (Workspace Security) cobre o ambiente de trabalho digital, incluindo endpoints, navegadores, e-mail, aplicações SaaS e plataformas de colaboração, onde usuários interagem com ferramentas de inteligência artificial.
  • O Gerenciamento de Exposição (Exposure Management) trata da visibilidade de superfícies de ataque e da priorização de riscos conforme o contexto operacional, substituindo a análise baseada apenas em alertas isolados.
  • A Segurança de IA (AI Security) contempla o ciclo de vida da adoção de IA incluindo uso por funcionários, aplicações corporativas e agentes autônomos.

 

As funcionalidades são disponibilizadas em uma arquitetura de plataforma aberta, descrita pela companhia como um modelo de integração com ferramentas de segurança já existentes em ambientes de múltiplos fornecedores.

 

Como parte da estratégia, a Check Point Software anunciou a aquisição da Cyata, da Cyclops e da Rotate: a primeira, fundada em 2024 por Shahar Tal, Baruch Weitzman e Dror Roth, desenvolveu uma plataforma de gerenciamento de identidade de agentes de IA capaz de identificar agentes ativos, mapear permissões, monitorar comportamento e aplicar políticas automatizadas de segurança.

 

Já a Cyclops criada em 2021 por Eran Zilberman, Elly Guetta e Biran Franko, e oferece uma plataforma de Cyber Asset Attack Surface Management (CAASM) que consolida dados de diferentes ambientes para dar visibilidade de ativos e priorização de riscos. Por fim, a Rotate traz uma plataforma voltada a provedores de serviços gerenciados, com proteção centralizada para equipes distribuídas e ambientes SaaS.

 

“À medida que a IA remodela como as organizações operam e como as ameaças evoluem, a segurança precisa ser fundamentalmente repensada. Nossa estratégia de quatro pilares fornece uma estrutura clara para proteger redes, espaços de trabalho, riscos de exposição e ambientes orientados por IA como uma plataforma unificada. As aquisições que anunciamos demonstram como estamos executando essa visão e ajudando os clientes a navegar com segurança pela transformação de IA”, explica Roi Karo, Chief Strategy Officer (CSO) da Check Point Software.

 

A empresa apresenta sua abordagem de quatro pilares para proteger a transformação de IA das empresas, fortalecendo sua plataforma em segurança de agentes de IA, gerenciamento de exposição e proteção do espaço de trabalho impulsionada por provedores de serviços gerenciados (MSP – Managed Service Provider).

 

“Em 2026, nossa estratégia está centrada em proteger a transformação de IA de nossos clientes em toda a empresa. Nosso foco está na execução de nossos quatro pilares estratégicos (segurança de rede em malha híbrida, segurança do espaço de trabalho, gerenciamento de exposição e segurança de IA), ao mesmo tempo em que incorporamos segurança orientada por IA em todo o nosso portfólio. A aquisição da Cyata expande ainda mais nossa arquitetura de segurança de IA permitindo descoberta completa, governança e controle de agentes de IA à medida que as organizações aceleram suas jornadas de inteligência artificial.”

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Sophos adquire a Arco Cyber para elevar estratégia de desenvolvimento do CISO

Novidade permite que a companhia entregue governança de cibersegurança aprimorada por IA a um mercado ainda pouco atendido, oferecendo às...
Security Report | Overview

Instituições brasileiras solicitam correções imediatas de falhas no Grok

ANPD, MPF e Senacon constataram que as providências informadas pela plataforma X são insuficientes para impedir a geração e a...
Security Report | Overview

ANPD fortalece Segurança da Informação no SUS em evento conjunto

Jornada de Proteção de Dados em Brasília reúne autoridades e gestores para debater a aplicação prática da LGPD e destaca...
Security Report | Overview

Dia da Internet Segura: 3 tendências para CISOs ficarem alertas em 2026

Especialistas alertam que adoção massiva da IA generativa expandiu a superfície de ataque; no Brasil, tentativas de invasão saltaram 38%...