A Check Point anunciou a aquisição da Avanan, a empresa de segurança de e-mail em nuvem com Inteligência Artificial (IA). A tecnologia Avanan oferece o mais alto nível de segurança para e-mails e suítes de colaboração SaaS (Software as a Service, ou software como serviço).
A Avanan se integrará à arquitetura consolidada Check Point Infinity para a oferta de segurança robusta de e-mail. Ao utilizar tecnologia patenteada projetada e desenvolvida para ambientes de e-mail em nuvem, esta será a solução unificada atualmente disponível no mercado para proteger a força de trabalho remota contra arquivos maliciosos, URLs e phishing em e-mails, suítes de colaboração, web, rede e endpoint .
As tecnologias de e-mail evoluíram e passaram pela transição de soluções locais para a nuvem. Com 95% dos ataques cibernéticos que visam as redes corporativas são causados por spear phishing bem-sucedido, o cenário de ameaças por e-mail em nuvem nunca foi tão abrangente. A quantidade de ataques de phishing dobrou em 2020 , com cada usuário do Microsoft Office 365 no mundo tendo sido atacado pelo menos uma vez.
“Cada vez mais as organizações estão migrando para plataformas de e-mail em nuvem e, com o e-mail sendo o principal canal dos atacantes para lançar ciberataques destruidores, esta aquisição representa um enorme potencial, pois as empresas procuram por uma nova abordagem para a segurança de suítes de colaboração e de e-mail”, diz a Dra. Dorit Dor, Chief Product Officer da Check Point Software Technologies.
A pandemia da COVID-19 e a mudança para o trabalho remoto continuam a alimentar a adoção de sistemas de escritório em nuvem e o uso de outros pacotes de colaboração além do e-mail (como Teams, Slack, OneDrive), expandindo ainda mais a exposição dos usuários a ciberataques. Esse cenário de ameaças expandido requer uma nova abordagem à segurança de e-mail, uma vez que as soluções convencionais criadas para e-mail local não conseguiram se adaptar à nuvem. As soluções legadas de e-mail (SEG – Secure E-mail Gateway) prejudicam as ferramentas de segurança nativas, não enxergam as ameaças da nuvem e não podem proteger as suítes de colaboração.
“A jornada da Avanan para reinventar a segurança de e-mail está iniciando um novo capítulo. A fusão com a Check Point Software nos possibilita combinar o melhor da Inteligência Artificial da Avanan, que captura os ataques de e-mail sofisticados que todo mundo perde, com os recursos de segurança e inteligência de ameaças de alto nível da Check Point Software”, afirma Gil Friedrich, CEO e cofundador da Avanan.
A Check Point Software firmou um contrato definitivo para adquirir a Avanan e a transação deverá ser concluída em breve. O valor da transação não foi divulgado.