CenturyLink Anuncia Black Lotus Labs

O Black Lotus Labs revela a distribuição global e a técnica de ocultação da botnet multiferramentas Necurs

Compartilhar:

A CenturyLink  está compartilhando inteligência sobre a botnet Necurs, descoberta por sua nova divisão de pesquisas e operações sobre ameaças, o Black Lotus Labs. A missão do Black Lotus Labs é a de aproveitar a visibilidade da rede da CenturyLink para ajudar a proteger clientes e manter a internet limpa.  Entre as formas através das quais o Black Lotus Labs faz isto está o rastreamento e a interrupção de botnets como Necurs, uma botnet prolífica e globalmente dispersa de distribuição de spam e malware que recentemente demonstrou uma técnica de ocultação para evitar detecção e acumular mais bots. Leia o relatório do Black Lotus Labs sobre Necurs aqui.

 

“Necurs é a multiferramentas das botnets, que evoluiu de uma operação como botnet de spam que fornecia trojans bancários e ransomware, para o desenvolvimento de um serviço proxy, com capacidades de cripto mineração e DDoS”, disse Mike Benjamin, líder do Black Lotus Labs. “O que é particularmente interessante é a cadência regular da Necurs em se tornar obscura para evitar a detecção, ressurgindo para enviar novos comandos para os hosts infectados e, em seguida tornando-se obscura novamente.  Esta técnica é uma das muitas razões pelas quais a Necurs foi capaz de se expandir para mais de meio milhão de bots ao redor do mundo”.

 

Principais Mensagens

 

Desde maio de 2018, o Black Lotus Labs vem observando um tempo de inatividade regular e contínuo de cerca de duas semanas em funcionamento, seguido por aproximadamente três semanas de atividade para os três dos grupos mais ativos de bots que formam a Necurs.

 

As cerca de 570.000 bots da Necurs estão distribuídas globalmente, com aproximadamente metade localizada nos seguintes países, em ordem de predomínio:  Índia, Indonésia, Vietnã, Turquia e Irã.

 

A Necurs utiliza um algoritmo de geração de domínio (DGA, na sigla em inglês) para ofuscar suas operações e evitar que sejam derrubadas.  No entanto, o DGA é uma faca de dois gumes: como os domínios de DGA que serão utilizados pela Necurs são conhecidos antecipadamente, os pesquisadores de segurança podem utilizar métodos como o “sinkholing” de domínios e analisar o tráfego de DNS e de rede para enumerar as infraestruturas de bots e comando e controle (C2).

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

IA agêntica exige CIOs com visão de RH

Artigo trata que IA agêntica surge como “nova colega de trabalho” nas empresas, exigindo dos CIOs uma gestão semelhante à...
Security Report | Overview

Setor de Educação mostra fortalecimento contra o ransomware em estudo

97% da vítimas do segmento recuperaram dados criptografados e pagamentos de resgate caíram drasticamente
Security Report | Overview

Relatório: Ciberataques globais seguem em níveis elevados e Brasil está entre os mais expostos

Os pesquisadores relatam que ataques cibernéticos globais atingiram o volume de quase 2.000 por semana por organização em agosto; no...
Security Report | Overview

Incidentes cibernéticos podem derrubar preço das ações em até 1,5%, revela estudo

Levantamento revela correlação direta entre ataques digitais e perdas financeiras prolongadas nas maiores empresas dos EUA