Cases de Sucesso, IA e proteção de acessos são destaques na programação do Security Leaders Porto Alegre 

Compartilhar:


Edição regional será realizada amanhã (22), a partir das 08h30, e vai reunir Líderes e Profissionais locais para debater uma série de desafios e tendências do setor. Além dos cases inéditos da Creditas, Unicred, Unimed e OEC, Odebrecht, temas como automação e CISO 5.0 também estão em pauta


Após sucesso de público no Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte, o Security Leaders segue a caravana com a edição em Porto Alegre nesta quinta-feira (22), reunindo os principais executivos, especialistas e profissionais de Segurança da Informação e Privacidade para debater os grandes desafios do setor.


Os estudos de caso são momentos de grande inspiração para a comunidade de Segurança da Informação, pois trazem práticas que geram valor ao negócio, além de agregar novas experiências entre os profissionais que acompanham o Congresso. Executivos da Creditas, Unicred, Unimed POA e OEC Odebrech subirão no palco para contar suas histórias de superação no mercado de Cyber Security.


Em formato 100% presencial, líderes e influentes do mercado de Cyber Security discutirão sobre ataques hack and leak, resiliência cibernética focando na proteção de dados e pessoas, tendências de automação na SI, além do frenesi da Inteligência Artificial e sua aplicabilidade nas estratégias de Segurança. A carreira do CISO também está em debate, especialmente sobre a relevância desse profissional nas empresas e como ele se aproxima do corpo diretivo com visão de risco mais alinhada ao negócio.


Pela manhã, o primeiro debate envolve uma dupla ameaça: hack and leak, ou seja, ataques cibernéticos e vazamentos de informações sensíveis. Um cenário que tem impactado empresas e órgãos públicos em todo o país. Os executivos Cristiano Silveira, Superintendente de TI na Unimed Porto Alegre, Matheus Albarello, Cyber Security Coordinator na Pago NXT (a Santander Company), Paulo Barbosa, Gerente de Risco Cibernético na Unicred e Fernando Ceolin, Regional Director Brazil & SOLA na Akamai.


Cada vez mais, os profissionais de SI se deparam com um cenário cheio de armadilhas, ameaças sofisticadas e vazamento de dados por partes dos cibercriminosos. Até mesmo ameaças antigas como o phishing, ransomware e ataques BEC ainda impactam as operações e exigem dos líderes novas estratégias de defesa capazes de envolver toda organização.


Esse tema promete gerar grande insights ao público presente com a participação dos profissionais: Elenirse Furlanetto, Gestora de Segurança da Informação no Tribunal de Justiça do RS, Idamar Bochnia, Security Engineer Lead na Creditas, Marcos Donner, Head Of Information Security and Cybersecuirty no Agi e Fellipe Canale, Sr Regional Director Brazil & Mexico na Proofpoint.


Proteger acessos e identidades de forma preventiva virou uma realidade ainda mais presente para as empresas. Mas afinal, onde estamos errando? Como mitigar os ataques e detectar os vetores de ataque baseados em identidade?


Para aprofundar ainda mais o assunto, o Security Leaders reunirá nesse painel os profissionais: Amaro Neto, Gestor de Riscos de SI e DPO no Hospital Ernesto Dornelles, Diego Baldi, Infraestrutura de tecnologia da informação no Grêmio FBPA, Gustavo Ameida, CIO Fruki Bebidas e Jonathas Monteiro, Especialista em Cibersegurança NovaRed.



À tarde, a Comunidade de Cyber Security vai discutir duas grandes tendências: automação dos ambientes de Segurança e aplicação de recursos de Inteligência Artificial nas estratégias de ciberdefesa. Cristiano Maynart, CISO na APESC, Daniel Lazzarotto, Head de Cibersegurança e Governança de TI na Vitru Education e Rodrigo Hammer, Gerente de Segurança de TI na Unicred do Brasil são os nomes confirmados e que prometem compartilhar grandes elementos em torno do tema.


André Facchini, Diretor de TIC Sefaz-RS, Mario Azzolini, Cyber Security Specialist na AESC, Luis Fernando, Gerente de TI na UnidaSul Distribuidora Alimentícia S/A e Fernando Zamai, Regional Sales Manager na Cisco, estarão presentes para debater uma nova arquitetura de Segurança, compartilhando métodos em como reduzir a complexidade dos ambientes e partir para um modelo consolidado de Segurança da Informação.


Para encerrar o evento com chave de ouro, Alexandre Vieira. Gerente Executivo de Segurança de TI no Banrisul, Daniel Piccinini, Gerente de TI e Segurança no CEITEC, Emerson Wendt, Delegado na Polícia Civil do RS e Abilio Branco, Head de Proteção de Dados na Thales participarão de um painel sobre a carreira do CISO e o futuro desse profissional. Os profissionais vão compartilhar os desafios e estratégias, além do posicionamento do líder dentro da organização, bem como o gerenciamento, liderança, escassez de mão de obra e a maturidade em cyber.


A mediação dos painéis de debate será comandada pela jornalista e Diretora Executiva do Security Leaders, Graça Sermoud.


Cases de Sucesso

O case de abertura será comandado por Idamar Bochnia, Security Engineer Lead da Creditas. A partir das 9h10, a executiva vai abordar os desafios de implementação da ISO 27.001 e apresentará uma visão de riscos de terceiros, além da necessidade dos controles de SI baseados em frameworks de mercado.

Seguindo a programação, às 10h10, a Akamai e a CPD Informática, parceiras do Security Leaders, apresentarão o case da Unimed Porto Alegre sobre Microssegmentação. O público vai acompanhar como essa técnica de Segurança de rede ajudou a organização a ganhar uma significativa visibilidade do ambiente, priorizando controles, Segurança e na jornada de movimentação para cloud.
Cristiano Silveira, Superintendente de TI e Soluções Digitais na Unimed Porto Alegre apresentará o Estudo de Caso ao lado dos parceiros Davison Marques, Enterprise Sales Executive na Akamai, e Christian Limp, Diretor de Negócios na CPD Informática.  


Às 14h50 o público do Security Leaders também irá acompanhar a apresentação de Estudo de Caso da Unicred, liderado pelo gerente de Segurança de TI, Rodrigo Hammer. Após a Unicred perceber possíveis vulnerabilidades de acessos privilegiados em aplicações críticas do seu ambiente e com o advento do trabalho híbrido impulsionado pela pandemia, foram analisadas diversas estratégias baseadas no Zero Trust, sendo o MFA a mais viável para seu ambiente. Em parceria com a Cisco, foi desenvolvido um estudo e implementado mais de 4.500 licenças para todos os usuários da companhia no acesso de aplicações críticas da cooperativa.


E o tema firewall humano também está em destaque na agenda. Renato Sobral, Head de Network & Information Security na OEC, Odebrecht Engenharia e Construção, vai apresentar o Estudo de Caso em um Talk Show com os parceiros André Oliveira, CTO na AK Networks, e Marcelo Dutra, Gerente de Contas Latam na Knowbe4. O destaque deste case é fortalecer o firewall humano através de táticas de conscientização de Segurança. Sobral vai abordar a experiência com a plataforma e como a AK Networks e KnowBe4 ajudaram nos desafios da organização.


Veja a programação completa.


Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Proteção Olímpica: como Paris prepara a Cibersegurança para os Jogos

As ameaças cibernéticas atuais estão de olho na capital francesa durante o evento, com intenções financeiras e sociopolíticas. Autoridades nacionais...
Security Report | Destaques

Governo Federal alerta servidores sobre incidente de Segurança no ColaboraGov

Nesta mesma semana, o Ministério da Gestão e Inovação havia confirmado um ataque cibernético contra o Sistema Eletrônico de Informações...
Security Report | Destaques

Vivara confirma ataque de ransomware aos sistemas corporativos

Incidente teria acontecido no último mês de junho, sem causar impactos significativos nas operações cotidianas. Em nota endereçada ao mercado,...
Security Report | Destaques

Sistema de Informações do Ministério da Gestão sofre ataque cibernético

O Sistema Eletrônico de informações é responsável por gerir documentos e processos digitalizados, visando promover a eficiência administrativa. Em nota,...