Case: GRSA garante continuidade de operações

Soluções da SonicWall reduziram em 35% o número de chamadas ao Service Desk e ajudaram a companhia a manter o negócio alinhado às políticas de Segurança estabelecidas

Compartilhar:

Com 36 mil funcionários no Brasil e 1.500 unidades de negócios, a GRSA tinha um grande desafio pela frente: garantir a continuidade dos negócios e os serviços de suas bases remotas. Por conta disso, a gigante da área de Serviços investiu na tecnologia da SonicWall para assegurar sua complexa operação.

 

“A plataforma da SonicWall melhorou a conectividade do ambiente, além de garantir que nossa complexa infraestrutura de TI esteja alinhada às políticas de Segurança que estabelecemos”, destaca Fernando Ortiz de Oliveira, gerente de infraestrutura e segurança da GRSA.

 

Uma das principais missões da equipe de TI é garantir a continuidade dos negócios e serviços de suas unidades remotas. “Todas dependem completamente da conexão com os data centers para operarem suas aplicações – a principal é um sistema de front-end usada no atendimento ao cliente final”, diz Oliveira.

 

A grande aplicação corporativa da GRSA é um sistema integrado de gestão empresarial (ERP); o Microsoft Office365 é a principal plataforma de produtividade dos funcionários da GRSA.

 

Solução

 

Para garantir a segurança e a disponibilidade dos serviços de TI, Oliveira e sua equipe usam de forma intensa os recursos de VPN SSL da plataforma SonicWall NSa e TZ. “Trata-se de um canal seguro, que nos dá visibilidade sobre tráfego SSL”. As VPNs construídas com a tecnologia permitem, ainda, que Oliveira separe o tráfego.

 

“Consigo identificar o que é tráfego gerado pelas aplicações de negócios e o que é tráfego de Internet. A partir daí, posso priorizar o uso de maneira a administrar de forma efetiva os recursos vinculados à processos críticos para a empresa e seus negócios”, explica o executivo.

 

Atualmente a GRSA conta com seis Firewalls de Próxima Geração SonicWall NSa implementados em seus data centers e 1000 SonicWall TZ operando em suas principais unidades de negócios. “Essa arquitetura garante o alinhamento da operação da ponta com nossas políticas de segurança”.

 

O SonicWall TZ é configurado e gerenciado remotamente, liberando o gerente da unidade de negócios de ter que interagir com essa plataforma. Outro ganho conquistado é realizar a filtragem do conteúdo (content filtering) dos acessos dos usuários. Já o SonicWall Global Management System (GMS) é usado para fazer a gestão de todo o ambiente, incluindo pontos remotos a partir de um único nó central.

 

Mudanças

 

“Colhemos os resultados de uma escolha fundamentada tecnicamente com custo competitivo e baixo TCO (Total Cost of Ownership)”, avalia Oliveira. A entrada em cena da plataforma SonicWall colaborou para reduzir em 35% o número de chamadas ao Service Desk.

 

A adoção da plataforma SonicWall dentro da GRSA foi o pontapé inicial para a formação de um time interno dedicado a segurança. “Trata-se de uma cultura importante para nós e que não cessa de evoluir dentro da GRSA”, diz Oliveira. Ao redor das soluções SonicWall, Oliveira desenvolve e implementa várias ações de conscientização dos usuários.

 

“De peças de teatro a e-mails falsos de phishing que, em vez de trazer o malware para dentro da empresa, levam o usuário para uma página onde ele é convidado a fazer um treinamento sobre segurança, realizamos ações que ajudam nosso colaborador a se alinhar ao processo de transformação digital em nossa empresa”.

 

Implementação

 

“Somos atendidos há anos pelos consultores da integradora de soluções Wider Solutions. Considerando eles já conheciam sobre nossos negócios e desafios de TI, eles sugeriram que fizéssemos uma PoC (prova de conceito) das soluções SonicWall NSa,TZ e GMS”, detalha Oliveira. A PoC mostrou bons resultados e a decisão de compra foi tomada.

 

O processo de implementação foi um trabalho conjunto entre a equipe da Wider Solutions e o time interno de TI. Mas, a partir de um certo momento, o roll-out da nova infraestrutura digital dos pontos remotos passou a ser feita somente pelo time interno da GRSA.

 

O projeto GRSA é um dos maiores estudos de caso da SonicWall no mundo. “A configuração de seis grandes Firewalls de Próxima Geração SonicWall NSa atuando em conjunto com 750 SonicWall TZ é um destaque dentro da SonicWall em nível mundial e no portfólio da Wider Solutions”, revela Akira Eguti, CEO da Wider Solutions.

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Tribunal de Justiça do Paraná confirma instabilidade repentina no portal oficial

Corte aponta sobrecarga de acessos como causa da falha, mas garante que serviços e segurança dos dados não foram comprometidos
Security Report | Destaques

Polícia Federal faz novas prisões de envolvidos no ciberataque ao Pix

As autoridades detiveram oito pessoas que teriam feito parte da organização criminosa responsável por ataques às provedoras Sinqia e C&M...
Security Report | Destaques

Jaguar Land Rover confirma vazamento de dados em ciberataque

Em nova atualização sobre o incidente cibernético que paralisou fábricas e pontos de venda da montadora, foi informado que o...
Security Report | Destaques

Novas normas de SI do Bacen ampliam foco sobre Ecossistema seguro, apontam CISOs

Líderes de Segurança da Informação ligados ao sistema financeiro apoiaram as novas exigências de Segurança para que instituições financeiras possam...